Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lula tem lista para próximas vagas do STF; Zanin segue favorito para 1ª

Lula em discurso na reabertura dos trabalhos do STF, em 1º de fevereiro - Rosinei Coutinho/SCO/STF
Lula em discurso na reabertura dos trabalhos do STF, em 1º de fevereiro Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Colunista do UOL

14/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a ajuda de interlocutores próximos, Luiz Inácio Lula da Silva tem uma lista de favoritos para as próximas vagas do STF (Supremo Tribunal Federal). O mais cotado para a primeira cadeira, que ficará vazia em maio, continua sendo o advogado Cristiano Zanin. Mas Lula tem nomes prováveis para a vaga de outubro e, talvez, outra em 2025.

A primeira vaga de Lula será aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. Em outubro, Rosa Weber deixa o tribunal. Há ainda a expectativa de Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do STF em outubro, se aposentar em 2025, quando deixar o comando da Corte.

A ideia de Lula é nomear uma mulher para o lugar de Rosa Weber. A pessoas próximas, o presidente tem dito que seus escolhidos para o STF precisam ter "coragem, currículo e independência".

Entre as mais cotadas para o cargo está a desembargadora do TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região Simone Schreiber. Ela é criminalista, doutora e professora de Direito. Além disso, tem o apoio dos ministros da Justiça, Flavio Dino, e da Fazenda, Fernando Haddad - dois dos principais conselheiros de Lula.

Também estão no páreo as advogadas Carol Proner e Dora Cavalcanti, a ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Katia Arruda e a procuradora aposentada Deborah Duprat.

Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula na Lava Jato - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula na Lava Jato
Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Maria Thereza de Assis Moura, tem feito campanha para a vaga entre aliados de Lula. Outra interessada na cadeira do STF é a ministra Isabel Gallotti, também do STJ.

Para a possível vaga que Barroso deixará, ganharam força o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, e o ministro do STJ Luis Felipe Salomão. Ambos têm bom trânsito com aliados de Lula com poder de influência na escolha de nomes para o STF.

Também tem chance de ficar com a vaga o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, candidato preferido de Lewandowski - hoje, o principal interlocutor de Lula no STF.