Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Reportagem

Quem são as escolhidas de Lewandowski para equipe no Ministério da Justiça

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Janja, Ricardo Lewandowski tem buscado mulheres para compor o primeiro escalão do Ministério da Justiça. Três nomes já estariam definidos. Um deles é o da advogada Sheila de Carvalho. Ela era assessora especial do atual de Flávio Dino no Ministério da Justiça e, na gestão Lewandowski, que começa amanhã, deve assumir a Secretaria de Acesso à Justiça.

Sheila de Carvalho é advogada atuante na defesa dos Direitos Humanos, Direito Penal e Direito Internacional. Hoje é presidente do Conare (Comitê Nacional para Refugiados).

Outra presença feminina em cargo estratégico é Estela Aranha. Ela está no comando da Secretaria Nacional de Direitos Digitais e deve ser mantida no posto. A advogada é coordenadora do Núcleo de Proteção de Dados e Privacidade do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) e professora de Direito Digital no IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa).

Em outra frente, Lewandowski escolheu para chefe de gabinete Ana Maria Mamede Neves. Ela foi chefe de gabinete do ministro quando ele integrava o STF (Supremo Tribunal Federal). Depois da aposentadoria do ministro, ela passou a atuar no escritório de advocacia dele.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes