Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Moro preferiu assistir em Brasília julgamento no Paraná da ação de cassação

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) não quis acompanhar de perto o julgamento no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná que pode resultar na cassação de seu mandato. Nesta segunda-feira (1º), ele pegou um voo em Curitiba às 5h40 e desembarcou às 7h50 em Brasília.

O tribunal reservou três sessões para o julgamento: hoje, quarta-feira (3) e segunda-feira (8). O primeiro dia normalmente é dedicado à sustentação oral dos advogados e do Ministério Público. Em caráter reservado, integrantes do TRE dão como certa a condenação de Moro, como noticiou a coluna.

A ação foi ajuizada pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Moro foi acusado de ter cometido abuso de poder econômico por ter utilizado recursos na campanha de 2022 sem declarar à Justiça Eleitoral.

Se a decisão final for pela cassação, Moro terá o direito de recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Caso a eventual sentença seja mantida, será convocada nova eleição para preencher a cadeira de Moro no Senado. Isso porque a ação pede a cassação da chapa eleita. Ou seja, a decisão atingiria também os dois suplentes do senador.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes