Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Após ouvir Moraes, Tarcísio escolhe menos votado para chefiar MP-SP

Mesmo com menos votos na lista tríplice, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa foi o escolhido para chefiar o Ministério Público de São Paulo ontem (13). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), bateu o martelo após consultar o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Apesar de aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, contumaz crítico do trabalho de Moraes, Tarcísio ouviu a recomendação de Moraes porque o ministro foi promotor de Justiça em São Paulo, explicou uma fonte do Judiciário.

Oliveira e Costa ficou em terceiro lugar na eleição organizada pelo MP paulista, com 731 votos. O primeiro colocado na eleição foi José Carlos Cosenzo, com 1.004 votos, seguido por Antonio Carlos da Ponte, com 987 votos.

Pela lei, o governador teria liberdade para escolher qualquer um dos três, mas Moraes teria apresentado restrições ao nome de Cosenzo e preferência por Oliveira e Costa. A posse deve ser realizada nos próximos dias.

Oliveira e Costa é aliado a Mário Sarrubo, o último escolhido para procurador-geral da Justiça. Sarrubo também é ligado a Moraes. O procurador chegou a cogitar concorrer a uma vaga de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas acabou nomeado secretário nacional de Segurança Pública pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

O novo procurador-geral de Justiça já dirigiu a Febem (hoje Fundação Casa) na gestão Geraldo Alckmin e foi secretário de Desenvolvimento Social quando Gilberto Kassab era prefeito de São Paulo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes