Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Presidente do TRE diz a Cármen Lúcia que eleições no RS ficam mantidas

O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Sul, desembargador Voltaire de Lima Moraes, disse na terça-feira (4) à ministra Cármen Lúcia, recém-empossada presidente no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que as eleições municipais gaúchas estão mantidas para outubro, apesar dos estragos causados pelas enchentes no estado.

Lima Moraes ouviu da ministra que o TSE dará todo o apoio para que as eleições ocorram em clima de normalidade no Rio Grande do Sul. A conversa aconteceu no primeiro encontro de Cármen Lúcia com os presidentes do TREs, um dia após a posse dela no cargo.

O presidente do TRE do Distrito Federal, desembargador Jair Soares, disse que as urnas eletrônicas da unidade da federação podem ser emprestadas para o Rio Grande do Sul. O Distrito Federal não terá eleições municipais em outubro —a disputa nas urnas no DF ocorre somente a cada quatro anos, para a eleição de presidente, governador, senador, deputados federais e deputados distritais.

Há duas semanas, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sugeriu o adiamento das eleições municipais no estado. Argumentou que a troca de administração nas prefeituras poderia atrapalhar o processo de reconstrução do estado.

No dia seguinte, Alexandre de Moraes, que presidia o TSE, disse que não havia "nenhuma discussão de qualquer adiamento das eleições no Rio Grande do Sul".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes