Ministro do STJ pede desculpa após ter abandonado sessão e criticado colega
O ministro Gurgel de Faria, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), divulgou em nota pública um pedido de "sincera escusa" à colega Regina Helena Costa. Ele abandonou a sessão da Primeira Turma na última terça-feira (17), quando a ministra anunciou que apresentaria seu voto sobre o processo em julgamento mesmo após o pedido de vista do presidente do colegiado, Paulo Sérgio Domingues.
Indignado, Gurgel de Faria primeiro questionou a atitude da ministra e, depois, resolveu deixar a sessão em sinal de protesto. Mesmo após um pedido de vista, os demais integrantes dos tribunais têm o direito de antecipar o voto.
Depois da sessão, o ministro se arrependeu e pediu desculpa à colega. Segundo integrantes do tribunal, a repercussão do fato deixou todos tristes. Ministros afirmam que os dois ministros nunca tinham se desentendido e são amigos.
Com a divulgação do vídeo da sessão, a saída encontrada para amenizar a situação foi replicar em nota pública o pedido de desculpas feito reservadamente. Segundo ministros do tribunal, a ministra aceitou a retratação do colega na mesma hora.
Na nota, Gurgel de Faria "lamenta o episódio" e admite que se dirigiu de "forma equivocada" à ministra. E explicou que poucos minutos depois retornou à sessão.
"O ministro Gurgel reitera o seu enorme respeito e admiração pela ministra Regina Helena Costa, com quem construiu um relacionamento de amizade e de convívio gentil e pacífico desde que iniciaram o trabalho no Superior Tribunal de Justiça, há mais de dez anos", diz o texto divulgado pelo STJ.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.