Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Militantes do PSOL lançam manifesto contra federação com a Rede
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Uma parte dos militantes do PSOL lançou ontem manifesto contra a oficialização da federação partidária com a Rede. A reunião da Executiva Nacional psolista que vai decidir o assunto está marcada para hoje. Entre os signatários do manifesto que se opõe à parceria está o deputado federal Glauber Braga (RJ).
O texto, assinado por centenas de ativistas filiados e por 16 tendências internas do partido, define a Rede como "um partido que tem muitas figuras nitidamente de direita e com pautas conservadoras".
O manifesto pergunta como é possível formar federação com "um partido que se opõe à luta pela legalização do aborto, diante do número de mulheres criminalizadas, mortas ou com sequelas por não terem direito ao aborto legal público e gratuito". Além disso, destaca as diferenças de posição em relação à dívida pública, "que enche os bolsos dos banqueiros com quase R$ 2 trilhões por ano enquanto dezenas de milhões de brasileiros passam fome".
"Pode o PSOL federar-se com um partido financiado pela família Setúbal, do banco Itaú?", continua o documento, que afirma que a formação da federação não foi discutida com as bases e será decidida hoje de forma apressada, já que o prazo final é 31 de maio.
Ouvida pela coluna, a ex-senadora Heloisa Helena, porta-voz da Rede, classificou as acusações de dependência do partido de uma instituição bancária como "injustas". "Quem faz o debate anticapitalista jamais fez acordo com bancos. Marina Silva (fundadora da legenda) apenas tem amizade pessoal com uma pessoa filha de alguém que é ou foi banqueiro", disse Heloisa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.