Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Militantes do PSOL lançam manifesto contra federação com a Rede

Deputado Glauber Braga PSOL) - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Deputado Glauber Braga PSOL) Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Colunista do UOL

18/04/2022 11h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma parte dos militantes do PSOL lançou ontem manifesto contra a oficialização da federação partidária com a Rede. A reunião da Executiva Nacional psolista que vai decidir o assunto está marcada para hoje. Entre os signatários do manifesto que se opõe à parceria está o deputado federal Glauber Braga (RJ).

O texto, assinado por centenas de ativistas filiados e por 16 tendências internas do partido, define a Rede como "um partido que tem muitas figuras nitidamente de direita e com pautas conservadoras".

O manifesto pergunta como é possível formar federação com "um partido que se opõe à luta pela legalização do aborto, diante do número de mulheres criminalizadas, mortas ou com sequelas por não terem direito ao aborto legal público e gratuito". Além disso, destaca as diferenças de posição em relação à dívida pública, "que enche os bolsos dos banqueiros com quase R$ 2 trilhões por ano enquanto dezenas de milhões de brasileiros passam fome".

"Pode o PSOL federar-se com um partido financiado pela família Setúbal, do banco Itaú?", continua o documento, que afirma que a formação da federação não foi discutida com as bases e será decidida hoje de forma apressada, já que o prazo final é 31 de maio.

Ouvida pela coluna, a ex-senadora Heloisa Helena, porta-voz da Rede, classificou as acusações de dependência do partido de uma instituição bancária como "injustas". "Quem faz o debate anticapitalista jamais fez acordo com bancos. Marina Silva (fundadora da legenda) apenas tem amizade pessoal com uma pessoa filha de alguém que é ou foi banqueiro", disse Heloisa.