Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Reforma trabalhista será revista em 2 meses sob Lula, diz Paulinho da Força

O ex-presidente Lula (PT), Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, e o ex-governador Geraldo Alckmin - Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
O ex-presidente Lula (PT), Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, e o ex-governador Geraldo Alckmin Imagem: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

03/05/2022 16h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Teve repercussão imediata a declaração do deputado Paulinho da Força sobre reforma trabalhista, no evento de hoje, em São Paulo, em que o partido Solidariedade manifestou apoio à candidatura de Lula a presidente.

O parlamentar, que é presidente da legenda, disse ao presidenciável petista: "Esqueça essa história de revogar a reforma trabalhista. Você ganha a eleição e, até abril do ano que vem, nós resolvemos a questão dos trabalhadores do nosso Brasil".

Como a mudança da reforma empreendida no governo de Michel Temer nas Leis do Trabalho foi uma das primeiras promessas anunciadas por Lula para a área econômica, cogitou-se que esse seria um ponto de discordância entre os dois.

À coluna, Paulinho esclareceu que é contra a revogação, mas a favor da revisão da reforma.

"Revisar eu sou a favor. O que eu disse ao Lula é que ele ganha a eleição e nós resolvemos essa questão da reforma trabalhista em dois meses na Câmara", explicou o deputado. "É só revisar alguns pontos, especialmente para que os sindicatos possam ter liberdade de negociação".

Assim que admitiu que seria candidato a presidente, Lula anunciou que se eleito iria revogar a reforma trabalhista. Depois recuou e disse que sua intenção é revisar pontos que considera lesivos ao trabalhador.