Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Acordo entre Freixo e Cesar Maia esbarra na resistência de Eduardo Paes

Marcelo Freixo, Cesar Maia e Eduardo Paes - Divulgação
Marcelo Freixo, Cesar Maia e Eduardo Paes Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

07/06/2022 09h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estão avançadas as negociações para que o vereador e ex-prefeito do Rio Cesar Maia (PSDB) seja vice na chapa de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio. A aliança surpreendente teria o objetivo de atrair para a candidatura de Freixo votos de uma corrente ideológica diferente da sua, seguindo o padrão da chapa Lula-Alckmin. Além disso, a parceria também agregaria à equipe o nome de um político com ampla experiência no Executivo, o que neutralizaria a crítica de que o pessebista é inexperiente no Executivo. Há, porém, um obstáculo importante no meio dessa costura: o prefeito Eduardo Paes (PSD).

O PSDB deu sinal verde para que Maia se junte a Freixo, desde que houvesse um movimento coletivo incluindo Paes. No entanto, o prefeito carioca resiste. Perguntado pela coluna sobre quais as chances de apoiar o candidato do PSB ao governo do Rio, Paes respondeu: "Chance nenhuma. Meu candidato chama-se Felipe Santa Cruz".

A favor do acordo estão os números das pesquisas eleitorais, já que Santa Cruz apareceu no último levantamento Genial/Quaest com apenas 1% de intenções de voto, enquanto o atual governador e pré-candidato à reeleição Claudio Castro (PL) tem 25% e Freixo 18%.

Além disso, a planejada aliança com Rodrigo Neves (PDT), o terceiro colocado nas pesquisas, não vingou, já que os dois se distanciaram. Apoio do prefeito do Rio a Claudio Castro seria uma opção difícil, já que há resistência no PL ao seu nome.

Integrar a aliança com Freixo seria uma forma de manter protagonismo, mas, por enquanto, Paes evoca a promessa feita pela direção nacional do PSDB e do deputado Rodrigo Maia (filho de Cesar Maia) de que apoiariam o candidato do PSD.

Apesar disso, o candidato do PSB continua negociando com Cesar Maia — os dois se encontraram domingo. A coluna perguntou por email ao vereador e ex-prefeito tucano se a aliança com Freixo já pode ser considerada uma possibilidade real. Maia respondeu apenas: "Aguarde".