Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Seis em cada dez servidores da Caixa reclamam de assédio moral no trabalho
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Na mensagem que escreveu ao encaminhar ontem seu pedido de demissão da presidência da Caixa, Pedro Guimarães sustentou que em sua gestão se empenhou "no combate a toda forma de assédio, repelindo toda e qualquer forma de violência, em quaisquer de suas possíveis configurações". Não é essa a percepção dos funcionários do banco. Pesquisa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), realizada entre novembro e dezembro de 2021, mostra que 6 em cada 10 entrevistados relatam ter sofrido assédio moral no ambiente de trabalho.
A pesquisa foi feita com 3.034 trabalhadores do banco, tanto aposentados quanto da ativa. Entre os funcionários da ativa, 56% disseram ter sofrido esse tipo de assédio. Além disso, 70% dos entrevistados já testemunharam assédio moral em ambiente da Caixa.
Pedro Guimarães entregou o cargo depois que o portal Metrópoles revelou o relato de cinco mulheres que o denunciam por episódios de assédio sexual e frases agressivas. O caso está sendo investigado em sigilo pelo Ministério Público Federal.
Para o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, o resultado da pesquisa não foi uma surpresa. "O modo de gestão de Pedro Guimarães, a pressão por metas, a sobrecarga de trabalho e o assédio moral têm adoecido os empregados", afirma Takemoto. "O número é muito alto. E o quadro só piorou. Agora, com as denúncias de assédio sexual, era urgente a saída de Pedro Guimarães para que haja uma rigorosa apuração".
O levantamento também mostra que 65% dos pesquisados conhecem algum colega passando por situação de sofrimento constante, como depressão, angústia ou pânico causados pelo ambiente de trabalho na Caixa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.