Topo

Chico Alves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pesquisa mostra que eleitor vê Auxílio de Bolsonaro como jogada eleitoral

Presidente Jair Bolsonaro  - Pedro Ladeira/Folhapress
Presidente Jair Bolsonaro Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Colunista do UOL

17/08/2022 10h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma das principais constatações da pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje é que a concessão de benefícios como o aumento do Auxílio Brasil, pagamentos de R$ 1.000 a taxistas e caminhoneiros, incremento do vale-gás e redução dos preços dos combustíveis não surtiram o efeito desejado por Jair Bolsonaro.

Apesar dos bilhões em benesses concedidas pelo governo, após uma série de mudanças introduzidas na legislação a toque de caixa, o levantamento mostra Luiz Inácio Lula da Silva liderando com 45% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro tem 33%.

Surpreendentemente, o instituto Quaest detectou que entre os beneficiários do novo Auxíio Brasil aumentou o percentual de entrevistados que dizem que vão votar em Lula. Foi de 23% para 30%.

Os pesquisadores se preocuparam em tentar responder a pergunta fundamental: por qual motivo isso acontece?

A maioria dos entrevistados (58%) reconhece que Bolsonaro é o responsável pelo Auxílio Brasil e a maior parte (42%) dá ao presidente crédito pela redução no preço dos combustíveis.

O problema, no entanto, não é o desconhecimento da autoria das "bondades" e sim a intenção que os eleitores identificam no gesto de Bolsonaro.

Impressionante fatia de 62% do eleitorado respondeu à pesquisa Quaest que as "medidas econômicas do governo são principalmente para ajudar a eleição de Bolsonaro". Apenas 33% disseram que a intenção do governo foi "ajudar as pessoas".

Ou seja: somente aqueles que já se diziam eleitores do presidente acreditam na sua boa intenção.

Tudo indica que esse é o motivo pelo qual a distribuição de benfeitorias do presidente não se ter traduzido em intenção de votos.

Para ele, a boa notícia é que o pacote social fez com que os entrevistados passassem a ter uma melhor avaliação sobre o governo, sobre a economia e sobre o próprio Bolsonaro, como registrou a pesquisa.

Mais à frente isso pode se reverter em votos? Ainda é cedo para dizer.

O certo é que a expectativa dos governistas de que o novo Auxílio Brasil e os demais benefícios surtissem efeito imediato não se confirmou.

O que está vingando nesse momento é a ideia de que o presidente não está preocupado com o bem-estar dos brasileiros, mas apenas com sua reeleição.

Obviamente, Lula deverá fazer de tudo para reforçar essa impressão em sua campanha.