'El Monstruo': o criminoso peruano aliado do PCC e alvo de operação em SP
Ler resumo da notícia
A Polícia Civil de São Paulo vai verificar se um dos dois corpos de suspeitos mortos durante um tiroteio em Suzano, no interior do estado, pertence ao criminoso peruano Erick Moreno Hernández, conhecido pela alcunha "El Monstruo".
Ele é considerado o bandido mais perigoso do Peru, cujo governo oferece uma recompensa de cerca de R$ 800 mil por informações sobre o paradeiro dele.
Escondido no Brasil, desde o ano passado quando chegou da Bolívia, ele conta com a proteção do PCC (Primeiro Comando da Capital), a maior facção criminosa brasileira.
El Monstruo foi alvo de uma megaoperação do 3º Batalhão de Choque da Polícia Militar que resultou em um intenso tiroteio, na última quarta-feira.
Três pessoas foram mortas, entre elas o sargento Rafael Vilodres Correa. Um outro PM ficou ferido no braço.
Os outros dois mortos são criminosos que faziam parte da quadrilha de Monstruo. Investigadores querem confirmar se ele morreu na ação ou realmente conseguiu escapar do cerco.
A polícia paulista pediu às autoridades do Peru que enviassem dados do criminoso, a exemplo de suas impressões digitais.
Oficialmente, as buscas por El Monstruo continuam.
"A mobilização foi resultado de uma estreita coordenação com as forças de segurança brasileiras e demonstra o compromisso binacional no combate ao crime transnacional", afirmou o primeiro-ministro do Peru Gustavo Adrianzén.
Sequestro e PCC
Em setembro do ano passado, o Ministério do Interior do Peru (equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro) emitiu uma alerta sobre El Monstruo.
Moreno Hernández foi incluído na lista dos "Mais Procurados" do Ministério do Interior em 28 de dezembro de 2023, após ser condenado a 32 anos de prisão pelo Oitavo Tribunal Superior Penal de Lima por crimes como sequestro, roubo, homicídio e tráfico de drogas.
Ele também teria ligação estreita com o PCC, cuja atuação no país vizinho já foi detectada por autoridades peruanas.
A Polícia Nacional do Peru (PNP) aponta que ele é líder da gangue "Los Federales", envolvida em uma série de sequestros de empresários, funcionários e empreendedores, especialmente no norte de Lima.
Há suspeitas de que o grupo criminoso de El Monstruo esteja envolvido em roubos realizados em shoppings de São Paulo.
A ação da Tropa de Choque em Suzano cumpriu mandados de prisão contra criminosos peruanos que integram a lista de procurados da Interpol.
13 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Newton Flavio Fernandes Tafuri
Esse esqueceu de pedir a proteção do Lula
Alan Maximiano Duz
Fazedor de L.
Paulo Haroldo Ribeiro
Nessa hora é que eu gostaria de ver os críticos da "violência policial" assumirem o comando da operação e irem lá dialogar com os bandidos perigosos. Certamente estes iriam se entregar e mudar de vida imediatamente.