Topo

Jamil Chade

Otan, OEA e UE denunciam ataques contra a democracia

06 jan. 2021 - Manifestantes favoráveis ao presidente Donald Trump são contidos com bombas de gás ao invadirem o Congresso dos Estados Unidos - SAUL LOEB/AFP
06 jan. 2021 - Manifestantes favoráveis ao presidente Donald Trump são contidos com bombas de gás ao invadirem o Congresso dos Estados Unidos Imagem: SAUL LOEB/AFP

Colunista do UOL

06/01/2021 19h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido


Entidades internacionais, muitas das quais próximas do governo americano, condenaram os atos nos EUA liderados por manifestantes pró-Trump.

Nas redes sociais, o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, qualificou as cenas na capital americana de "chocantes". "O resultado dessa eleição democrática precisa ser respeitado", disse.

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, também se manifestou. "O Congresso dos Estados Unidos é um templo da democracia. Testemunhar as cenas desta noite em Washington DC é um choque", escreveu. "Confiamos nos EUA para assegurar uma transferência pacífica de poder para Joe Biden", completou.

No Hemisfério Ocidental, a Organização dos Estados Americanos também soltou uma nota para denunciar a situação.

"A Secretaria-Geral da OEA condena e repudia os ataques contra instituições que estão sendo perpetrados hoje nos Estados Unidos por manifestantes que desconhecem os recentes resultados eleitorais", disse a entidade. "A democracia tem seu pilar fundamental na independência dos Poderes do Estado, que devem atuar totalmente livres de pressões", afirmou.

"O exercício da força e o vandalismo contra as instituições constituem um sério atentado ao funcionamento democrático", apontou a entidade, tradicionalmente aliada ao governo americano.

"É necessário recuperar a racionalidade e encerrar o processo eleitoral de acordo com a Constituição e os procedimentos institucionais correspondentes", completa a OEA.

Nos últimos anos, a OEA foi acusada de ter sido instrumentalizada por Trump para pressionar regimes na região, entre eles o da Venezuela.