Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Eu acho que mereço voltar para a Câmara dos Deputados', diz José Dirceu

O ex-ministro José Dirceu afirma que não tomou ainda uma decisão sobre a forma pela qual ele quer fazer parte do cenário político no país nos próximos anos. Mas depois de ter sido preso três vezes na Operação Lava Jato, ele insiste que ainda espera que seus processos sejam anulados para que ele possa recuperar seus direitos políticos.

Em entrevista ao UOL, ele admite que uma decisão sobre uma eventual candidatura apenas ocorrerá no final de 2025. Mas aponta que "merece voltar para a Câmara dos Deputados".

Nesta terça-feira, pela primeira em 19 anos, Dirceu esteve no Congresso, para uma sessão solene em defesa da democracia. Em 2005, ele foi cassado e teve seus direitos políticos suspensos.

Eis os principais trechos da entrevista:

Chade: O sr. tem alguma pretensão de voltar ao cenário político nacional?

Dirceu: Primeiro é concentrar em 2024. Fazer o Brasil crescer e disputar as eleições (municipais), com os melhores resultados possíveis para o PT, para seus aliados e para o governo Lula.

Em 2025, o PT tem seu congresso, que vai mudar sua direção, vai fazer um balanço dos últimos anos. Depois, no segundo semestre de 2025, eu vou avaliar se sou candidato. Participar da vida política do país eu sempre participei.

E, até lá, eu preciso ainda conseguir a anulação ou absolvição dos processos políticos e sumários que fui submetido.

E há uma definição se essa eventual campanha eleitoral seria para deputado, senador ou mesmo presidência da república?

Continua após a publicidade

Não. Eu não vou ser candidato sem antes conversar. Vou conversar com o PT, com a direção do partido e, se for o caso, com o próprio presidente Lula. Vou também conversar com todos aqueles que me apoiam. Já fui deputado estadual e federal, ministro. Não tenho pretensão alguma de voltar ao governo aos 80 anos de idade. Posso contribuir fora do Parlamento. Mas posso também ir para o Parlamento.

O do que vai depender?

Isso vai depender muito das circunstâncias em 2025. Apenas por justiça, eu acho que eu mereço voltar para a Câmara dos Deputados. Sofri uma cassação política. Fu preso 3 vezes na Lava Jato, e os processos são kafkianos. Espero que sejam anulados para que eu possa voltar a ter meus direitos políticos.

Fui submetido a tudo para que eu delatasse. Tudo o que foi feito comigo era para que eu delatasse o Lula. No powerpoint (apresentado por Deltan Dallagnol), só tem um nome além de Lula: o meu.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes