Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Sem Lula em Lisboa, Brasil cita derrota do fascismo na Revolução dos Cravos

Apesar da ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as comemorações dos 50 anos do fim da ditadura portuguesa, o governo brasileiro emitiu uma nota na qual destaca o papel da Revolução dos Cravos para a construção da democracia e a descolonização na África.

Lula havia sido convidado para os eventos. Mas o governo está sendo representado pelo chanceler Mauro Vieira.

"Os eventos de 25 de abril de 1974 marcaram o início da redemocratização de Portugal, período em que o país derrotou o fascismo e reconheceu o direito à autodeterminação de todos os povos", afirmou o Itamaraty, em nota.

A referência à derrota do fascismo ocorre num momento em que a extrema direita ganha espaço em Portugal e fustiga de forma permanente o presidente brasileiro.

"A Revolução dos Cravos legou a Portugal um sistema político plural e inclusivo, voltado à construção de uma sociedade livre, justa e democrática", afirmou a chancelaria brasileira.

O Itamaraty indicou que, durante a visita, Vieira manterá encontro com seu homólogo, Paulo Rangel. "No encontro, os chanceleres repassarão temas da agenda bilateral, regional e multilateral", afirma.??"As relações Brasil-Portugal têm natureza única, pela história compartilhada pelos dois povos. O país é importante parceiro comercial do Brasil na Europa, com fluxo de comércio de US$ 4,7 bilhões em 2023, com superávit de US$ 2,7 bilhões para o Brasil. Atualmente, mais de 400 mil brasileiros residem em Portugal", destaca o Itamaraty.

A visita ocorre um dia depois de o governo português sinalizar seu reconhecimento pelos crimes cometidos na escravidão e colonialismo. Na quarta-feira, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, indicou que sua pasta já está em contato com os portugueses para avaliar de que forma a questão de reparação pode ser traduzida em atos concretos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes