Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Não sei nada de política': youtuber de 24 anos é eleito deputado europeu

Com apenas 24 anos e tendo afirmado que nunca havia votado na vida, o influencer e youtuber do Chipre, Fidias Panayiotou, foi eleito para o Parlamento Europeu. Somou entre 15% e 18% dos votos e terminou a votação em terceiro lugar, assegurando um dos seis assentos do país no legislativo. "Isso foi um milagre", disse.

Durante a campanha, Fidias deixou claro que "não sabia nada" de política. Mas, com 2,6 milhões de seguidores no YouTube, se apresentou ao pleito.

Ficou famoso depois de lançar, em 2019, uma campanha pela qual ele tentaria abraçar Elon Musk. Em 2023, viajou pela Índia e Japão com um desafio: não levar dinheiro e mendigar.

Segundo Fidias, sua candidatura não tinha como objetivo elegê-lo. Mas convencer os jovens a participar da vida política. Ele se declara como "independente", nem de direita, nem de esquerda.

A candidatura e vitória de Fidias foram vistas como um sinal da desilusão de eleitores nos partidos tradicionais, mas também do poder da produção de conteúdo na internet, sem que isso signifique a existência de um plano político ou bandeiras a serem conquistadas.

No momento de apresentar seus documentos para a candidatura, Fidias ainda tinha 23 anos e disse:

Nunca votei em minha vida e disse a mim mesmo uma noite que, se eu nunca votar e não me interessar, os mesmos nerds sempre estarão no poder, e eu disse 'chega!'

Ouvi em algum lugar que se você não está satisfeito com as coisas ao seu redor e quer que elas mudem, você tem que ser a mudança.

Por que escolhi ser independente? Porque não consigo me encaixar em moldes. Porque quero que vocês saibam que não tenho interesses partidários a servir.
Fidias Panayioto

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes