Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Na Suíça, Lula comemora 35 anos do Alquimista com Paulo Coelho e lança selo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai marcar os 35 anos do livro O Alquimista, de Paulo Coelho. Nesta quinta-feira, em Genebra onde mora o escritor, Lula vai lançar um selo comemorativo sobre a obra, por meio dos Correios.

A cerimônia ocorre na sede da embaixada do Brasil em Genebra, depois de um discurso do presidente na sede da ONU. O evento contará com outros governos, familiares do escritor e convidados.

Paulo Coelho, que mora na Suíça, havia sido uma voz importante na campanha eleitoral de 2022 e publicou diversos posts em suas redes sociais criticando o então presidente Jair Bolsonaro.

Em conversas com amigos, o escritor afirmou que, apesar de todos os prêmios internacionais ao longo de décadas, o reconhecimento de seu próprio país é "especial e mais importante que qualquer outra distinção". Segundo ele, foi o Brasil que o "lançou ao mundo" e foram os "leitores brasileiros" que o ajudaram a ser conhecidos pelo mundo.

A obra foi publicada em 1988 e passou a ser um best-seller internacional. O livro se transformou na obra mais traduzida em todo o mundo por um autor vivo.

Em sua viagem para a Europa, Lula será o principal convidado de um evento da Conferência Internacional do Trabalho. Questões como a desigualdade, trabalho digno e a transição justa da questão ambiental estão na agenda de sua fala.

Um dos objetivos do encontro é o de buscar caminhos para reduzir o déficit de justiça social no mercado de trabalho.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes