'Temos de fechar a fronteira': o que dizem brasileiros que votam em Trump
Na reta final da campanha eleitoral mais tensa da história recente dos EUA, o UOL conversou com brasileiros que vivem nos EUA e votam por Donald Trump. As pesquisas de opinião mostram praticamente um empate técnico entre ele e a candidata Kamala Harris e tudo indica que o nome do novo presidente americano será decidido por uma margem pequena de votos em estados considerados como chave.
Para os brasileiros ouvidos pela reportagem, temas como a economia, segurança e imigração entram com argumentos que pesam na decisão de dar o voto ao republicano. Essas são as explicações e motivações que os levam a apoiar o republicano:
Karinne Cristina de Melo Silva, 46, de Brasília
Como você chegou aos EUA, onde mora e o que faz?
Cheguei aos EUA em 2000 com visto de estudante. Moro em Nova York e trabalho com luxury retail [mercado de luxo], eventos, marketing e relações públicas. Inicialmente vim para os EUA estudar inglês por alguns meses. Mas, na época que cheguei, os brasileiros podiam submeter seu pedido para a loteria do Green Card. Fui sorteada quatro meses após minha chegada. Logo dei entrada na documentação e resolvi ficar para dar seguimento ao processo.
Desde quando você pode votar?
Eu me tornei cidadã americana em 2021, então nesse ano foi a primeira vez que votei — e votarei — por Donald Trump. Suas políticas se alinham com meus posicionamentos e valores. O governo Trump foi uma administração de economia forte, apesar da pandemia, taxas baixas de inflação e desemprego. Trump se posiciona fortemente a favor da primeira emenda, que é a base da Constituição, e preza pela liberdade de expressão.
Por qual motivo você votará por Trump?
Como republicana, me oponho à agenda "woke" que apoia a transição de gênero em crianças e competição de pessoas trans em esportes femininos. Sou pró-vida e como Trump acredito que caiba a cada estado decidir quais políticas de aborto devem ser adotadas de acordo com a vontade da população. Sou absolutamente contra aborto em estágio avançado, a menos que haja risco para mãe e bebê como já previsto na lei americana.
Durante o governo Trump não tivemos nenhuma guerra e acredito que Trump seja um líder forte e respeitado pelos demais líderes mundiais. No governo Biden, iniciaram-se muitas guerras que estão custando muito aos contribuintes americanos. Enquanto isso, vemos estados completamente destruídos por furacões e os cidadãos sem receber assistência financeira pertinente do governo enquanto milhões de dólares são enviados para esses países em guerra.
Estamos vivendo uma invasão sem precedentes nas nossas fronteiras promovida pelo governo Biden/Harris. Aqui em Nova York está um caos. Precisamos fechar as fronteiras e rever as políticas de imigração.
Trump tem um discurso de ataque aos imigrantes. Isso te incomoda? Você tem medo de ser alvo de mais xenofobia, se ele vencer?
Essa afirmação não é verdadeira. Como imigrante legal neste país, registrada no partido Republicano e participante ativa dos eventos de Trump, afirmo que muitas falas dele são tiradas de contexto. Participei no fim de semana do comício de Trump no Madison Square Garden e posso afirmar com propriedade que havia pessoas de todos os países, raças e religiões. Nunca me senti discriminada por ser brasileira ou imigrante, e não vejo como a vitória de Trump vai incentivar esse tipo de comportamento.
Estamos vivendo uma situação muito complicada nos EUA neste momento. Somos a favor de imigração legal e que passe por todos os processos legais. Muitas pessoas estão entrando ilegalmente pela fronteira do país, sem documentação e sem "background check". Muitas crianças e mulheres vítimas de tráfico humano, contrabando de drogas como o Fentanyl, por exemplo, e entrada de várias gangues como a Tren De Aragua. A criminalidade aumentou consideravelmente no país.
Já entraram mais de 10 milhões de ilegais nos EUA desde 2020. Esse fluxo de ilegais também vem custando muito caro para os pagadores de impostos americanos e eu, como contribuinte, não concordo com essa politica.
Como um governo de Trump ajudaria na sua vida cotidiana?
Newsletter
JAMIL CHADE
Todo sábado, Jamil escreve sobre temas sociais para uma personalidade com base em sua carreira de correspondente.
Quero receberO governo Trump melhorará a qualidade de vida do cidadão americano com diminuição da inflação, diminuição do preço dos combustíveis, aumento no número de empregos pois ele prega uma política de "América First", onde incentiva a produção de produtos americanos.
Trump tem uma proposta de não taxação das gorjetas para prestadores de serviço e também uma proposta de extinção dos impostos federais que seriam substituídos por tributação. Ele negociará paz entre os países em guerra e trará harmonia entre os povos. Americanos não precisarão mais colocar suas vidas em risco por guerras que não nos pertencem.
Como você qualificaria Kamala Harris?
Kamala Harris é inapta para o cargo de presidente. Em quatro anos de governo não fez nada relevante para o país e, além disso, tem aceitação muito baixa inclusive entre os próprios democratas. Nas votações primárias não teve nem 1% dos votos e foi "implantada" pelo partido de última hora nas eleições.
Como procuradora-geral na Califórnia, ela implantou políticas abusivas que, por exemplo, prendiam pais quando os filhos não compareciam às aulas e isso destruiu a vida de muitas famílias de baixa renda. Kamala não tem propostas concretas, e o país precisa de mudança. Além de não possuir qualificações para o maior cargo de liderança nos EUA ainda apoia políticas muito perigosas de extrema esquerda. Ela não fez nada significativo em quatro anos de governo e nada me faz crer que fará nos próximos quatro anos.
O que a vitória de Trump mandaria como mensagem ao Brasil?
Que os EUA terão uma liderança conservadora forte; que preza pela alternância de poder e pela democracia.
Elias Corrêa de Oliveira Junior, 50, de Brasília, e desde 2006 nos EUA
Por qual motivo você votará por Trump?
Quando ele entrou, em seu primeiro mandato, tínhamos acabado de fazer um investimentos e tínhamos muita dificuldade para pagar. Quando ele entrou, um dos primeiros passos foi lutar contra produtos vindos da China. Minha empresa faz pia para cozinha e banheiro, e os chineses estavam trazendo o produto pronto para o mercado americano. Como eu, pagando em dólar, iria concorrer com eles?
Trump entrou, colocou 300% de impostos e segurou. Minha empresa começou a respirar, empregar mais gente. Esse é o motivo pelo qual voto no Trump. Quanto mais trabalho eu tenho, mais emprego vou gerar.
O discurso de Trump contra a imigração te incomoda?
Esse discurso é só uma jogada política. É um cara muito inteligente. Muita gente inteligente não cai nesse discurso. É mesmo uma estratégia para ganhar a eleição e conseguir alguns votos.
Em que a vitória de Trump beneficiaria em tua vida?
Ele nos trouxe mais segurança, tanto economicamente como na questão de ataques. Esse é um país que é amado por alguns e odiado por muita gente. Então, ele precisa segurar mesmo.
Que mensagem a vitória do Trump mandaria ao Brasil?
É uma mensagem para que eu povo pense bem antes de votar. Não se está dando certo essa esquerda no Brasil e sua administração do país. Sou louco pelo Brasil. Quero voltar ao Brasil, mas sem pensar em política.
Deixe seu comentário