Topo

José Roberto de Toledo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

TCU desmoraliza Bolsonaro mais uma vez ao pedir devolução de joias sauditas

Colunista do UOL

15/03/2023 19h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está desmoralizado, na opinião do colunista do UOL José Roberto de Toledo.

A ordem do TCU para Bolsonaro devolver as joias é uma desmoralização para Bolsonaro, mesmo que ele já tenha perdido a moral faz tempo, o TCU desmoralizou Bolsonaro mais uma vez.
José Roberto de Toledo

O que aconteceu:

Durante o programa Análise da Notícia, Toledo afirmou que, além de ética, essa desmoralização também acaba sendo política, uma vez que "acaba com o discurso do Bolsonaro de que ele é uma pessoa que não se importa com bens materiais".

Correção

O colunista do UOL também destacou que a nova decisão do TCU acaba corrigindo uma própria decisão anterior do tribunal.

Anteriormente, o ministro Augusto Nardes havia decidido em decisão monocrática que Bolsonaro poderia manter a posse das joias sauditas.

Bolsonaro perdeu a pose porque usava Bic para assinar seus decretos e medidas provisórias para fazer de conta que não se importava com nada valioso, perdeu a hora com o relógio que lhe tomaram e está perdendo o timing político, inclusive, de voltar para o Brasil, e perdeu a cara deslavada ao tomar-lhe o terço de fiel de araque."
José Roberto de Toledo

Desmoralização política. Toledo destacou que a desmoralização acontece em muitos aspectos, mas que também faz Bolsonaro perder capital político. Sendo assim, o colunista do UOL destacou que o ex-presidente já começa a se preparar para nem sequer poder concorrer às próximas eleições. Não é à toa que ele já começa a falar que cogita se tornar inelegível, porque a essa altura se tornar inelegível para ele, talvez seja politicamente até melhor do que perder a eleição".

Impacto para Michelle Bolsonaro. Durante o Análise da Notícia, Toledo destacou que a desmoralização acaba atingindo, inclusive, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. "Desmoraliza a Michelle porque afinal de contas, supostamente, as joias eram para ela. Isso cria uma dificuldade do PL usar o capital bolsonarista usando a figura da Michelle. É uma desmoralização coletiva da família Bolsonaro".

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: