Topo

José Roberto de Toledo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Caquistocratas de Bolsonaro foram presos por não dominarem a tecnologia

Colunista do UOL

03/05/2023 20h40Atualizada em 03/05/2023 22h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A definição de caquistocracia é o de um sistema de governo onde os líderes são os piores e menos qualificados.

Na avaliação do colunista do UOL José Roberto de Toledo, os chamados caquistocratas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram presos por não dominarem o uso da tecnologia. Eles foram alvo de uma operação da PF (Polícia Federal) que investiga suposta fraude nos dados de vacinação de Bolsonaro.

Durante o programa Análise da Notícia, Toledo relembrou que Bolsonaro chegou ao poder justamente com o auxílio da tecnologia e classificou como ironia o fato de seus caquistocratas terem sido presos justamente pelo mau uso da tecnologia.

O que mais me chama a atenção é que os caquistocratas do Bolsonaro, que chegaram ao poder graças à revolução digital e graças à transformação da política pelos novos meios de comunicação digital e pelas redes sociais, acabaram presos por não dominarem a tecnologia."
José Roberto de Toledo

Ataque hacker ao TSE levou PF a suposta fraude. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, é investigado por suposto vazamento de um inquérito sigiloso da PF que apura ataques hackers ao TSE. Nessa investigação teve seu celular apreendido pela PF e, apesar de apagar todos os dados do aparelho, eles continuaram disponíveis na chamada nuvem. "Através de mensagens trocadas entre ele e outros auxiliares de Bolsonaro a PF reconstituiu todo esse crime que foi cometido para adulterar as carteiras de vacinação", disse Toledo.

A moral da história é que a nuvem entregou os caquistocratas do Bolsonaro porque eles não sabem mexer nesse negócio. É incompetência. Além do crime, tem incompetência também."
José Roberto de Toledo

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: