Conteúdo publicado há 6 meses
Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Fórum de Segurança: Violência é maior na Amazônia do que no resto do país

Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, participou do programa Análise da Notícia e destacou que a violência na região da Amazônia brasileira é muito maior do que no restante do país.

O estudo mostra que a violência letal, de homicídios e crimes contra a vida, permanece muito mais elevada na região da Amazônia brasileira do que no restante do país. No período de 2021 a 2022, dos 772 municípios que compõem a Amazônia Legal, algumas cidades possuem taxa de homicídio superior a 100 por grupo de 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 24 ou 25. Samira Bueno

Os números detalhados serão divulgados amanhã (30) na segunda edição do "Cartografias da Violência", uma publicação que é feita em parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Mãe Crioula. Posteriormente, na sexta-feira (1), também será apresentado na COP28, em Dubai.

Durante participação no programa, a diretora-executiva do Fórum Segurança também destacou que essa violência não está restrita aos grandes centros urbanos, capitais e regiões metropolitanas da região Norte.

Existem cidades pequenas em que a violência explodiu nos últimos anos e permaneceu elevada. A gente mostra também que se a violência permanece muito elevada na Amazônia, isso não é algo restrito aos grandes centros urbanos e grandes capitais, muito pelo contrário, são justamente as áreas de florestas e regiões rurais que estão impulsionando o crescimento dessa violência. A violência nos grandes centros urbanos é algo que já estamos assistindo há pelo menos uma década, mas nos últimos anos se acentuou a violência letal nos pequenos municípios que sofrem com a chegada do narcotráfico. Samira Bueno

A região da Amazônia brasileira é muito próxima do Peru, Bolívia e Colômbia, que são os principais produtores de cocaína do mundo. Então, pequenos municípios acabam se tornando pontos estratégicos para o tráfico internacional de drogas.

Hoje, a Amazônia enfrenta os velhos e os novos desafios. Os velhos são daquela violência provocada por dilemas históricos da região, como conflitos fundiários, grilagem, desmatamento, garimpo e outros ilícitos ambientais. Soma-se a esse contexto a chegada de facções criminosas do sudeste, como PCC e Comando Vermelho, passando a atuar na região em parceria com grupos criminosos locais que vão se profissionalizando. Samira Bueno

De acordo com Samira, além do tráfico de drogas, outras atividades ilegais na região foram apropriadas por facções criminosas como forma de lavar dinheiro e, como essas atividades historicamente geram renda para as populações locais, a violência também cresceu.

As facções criminosas foram vendo que lavar dinheiro com ouro, por exemplo, é fácil porque é muito difícil rastrear o ouro. E quando falamos de bilhões de reais, eles perceberam essas vantagens. Essas facções têm atuado nos garimpos para lavar dinheiro. Samira Bueno

Continua após a publicidade

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 18h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes