Topo

Josmar Jozino

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Acusado de roubar o cantor Péricles atacou uma noiva no dia do casamento

Guilherme Shiozuka, 23, foi preso suspeito de roubar o carro do cantor Péricles em Santo André - Reprodução/SBT
Guilherme Shiozuka, 23, foi preso suspeito de roubar o carro do cantor Péricles em Santo André Imagem: Reprodução/SBT

Colunista do UOL

23/02/2023 04h00Atualizada em 24/02/2023 14h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Guilherme Toshihiko Shiozuka, 23, preso ontem sob a acusação de participar do roubo da Land Rover Discovery cinza do cantor Péricles, 53, morava perto da casa da mãe do sambista.

A informação é do delegado Fábio Pinheiro Lopes, diretor do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Guilherme foi capturado por policiais da Divecar (Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas), subordinada ao Deic.

O assaltante já havia cometido uma série de crimes patrimoniais e chegou a tentar roubar o Mercedes Benz GLA 200 de uma jovem em maio de 2022, na zona leste de São Paulo, que se casaria naquele dia — e por pouco não foi baleada (leia abaixo).

O veículo do sambista foi levado no último dia 16 em Santo André, região metropolitana de São Paulo, e encontrado desmontado na manhã seguinte no Parque São Lucas, zona leste da capital. Péricles saia da casa da mãe dele e estava com a mulher e a filha quando foi atacado por um assaltante armado.

Câmeras de segurança filmaram o ataque ao cantor. As imagens mostram um ladrão armado, usando capuz, entrando no veículo de Péricles e fugindo. Na sequência aparece um Fiat Uno, ocupado por uma pessoa, cuja missão era dar cobertura ao assaltante da Land Rover.

O delegado Dimas Pinheiro, diretor da Divecar, disse à reportagem que o ocupante do Uno era justamente Guilherme. Policiais civis afirmaram que o criminoso confessou o crime e contou ter jogado fora as placas da Land Rover logo após o roubo.

Avaliado em R$ 300 mil, o veículo de Péricles foi encontrado desmontado na rua Arroio Real, no Parque São Lucas, graças a uma denúncia anônima. Policiais militares foram checar a informação e acharam a Land Rover em uma casa usada como desmanche. Ninguém foi preso na ocasião.

Dimas Pinheiro afirmou que em 15 dias no comando da Divecar já realizou mais de 30 flagrantes. A prisão mais recente é a de Guilherme. O delegado espera prender nas próximas horas o assaltante que abordou Péricles. De acordo com o policial, as investigações estão bem adiantadas.

Vestido de noiva

Uma investigação conduzida por policiais do 56º DP (Vila Alpina) apurou que foi Guilherme quem tentou roubar um Mercedes Benz GLA 200 em 14 de maio do ano passado. A vítima, uma mulher de 29 anos, chegava em casa com a mãe, no Parque São Lucas. Ela estava feliz, pois se casaria naquele dia.

Segundo a Polícia Civil, Guilherme, portando revólver e segurando um capacete verde e amarelo, se aproximou e exigiu a chave do automóvel. A jovem apenas pediu para tirar o vestido de noiva no porta-malas do carro.

O assaltante se irritou e efetuou um disparo. O irmão da mulher, de 32 anos, ouviu o barulho do tiro e saiu para verificar o que estava ocorrendo. Baleado três vezes, ele foi socorrido no Hospital da Vila Alpina. Uma bala atingiu o braço direito, outra o tórax e a terceira, o fígado da vítima.

Guilherme foi reconhecido por testemunhas. Ele foi denunciado à Justiça pela tentativa de latrocínio (tentou matar para roubar). De acordo com o Ministério Público, o assaltante já cometeu vários crimes, como roubos e receptação, e é um indivíduo de acentuada agressividade.

Em 20 de julho de 2022, a juíza Giovana Furtado de Oliveira, da 20ª Vara Criminal da Capital, decretou a prisão preventiva dele pelo crime cometido no Parque São Lucas. Ele permaneceu foragido até ontem.

Na ficha criminal de Guilherme também consta a tentativa de roubo a uma moto BMW, em 25 de junho de 2017, na Vila Prudente. zona leste. Ele tinha 18 anos, foi preso em flagrante e acabou condenado a quatro anos e oito meses

A Divecar também pedirá a prisão preventiva de Guilherme pelo assalto ao cantor Péricles.

A reportagem não conseguiu contato com o advogado de Guilherme Shiozuka, mas publicará na íntegra a versão do defensor dele assim que houver um posicionamento.