Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Viagem de Eduardo e Ciro Nogueira ao Qatar causou mal-estar nos Bolsonaros

Colunista do UOL

01/12/2022 15h04Atualizada em 01/12/2022 19h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) revelaram à coluna que a viagem do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Qatar para ver jogos da Copa do Mundo nos últimos dias causou um grande mal-estar na família.

Segundo eles, o parlamentar não comunicou a viagem e surpreendeu o presidente e outros familiares. A presença do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), no Qatar também irritou o núcleo bolsonarista mais próximo.

Na quarta-feira (30), após ser criticado, Eduardo informou que foi ao Qatar para fazer reuniões e entregar pen-drives, o que gerou nova onda de críticas. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) postou uma indireta ao irmão no canal dele no Telegram dizendo que esteve "ao lado do pai" e que os dois "não dormiram" nos últimos dias.

Ao ser questionado internamente, Eduardo passou a alegar que planejou a viagem há cerca de um ano. Heloísa Bolsonaro, mulher do deputado, também fez postagens públicas nesta quinta-feira alegando que o planejamento da viagem era antigo.

Aliados do presidente, porém, não acreditam na versão já que, se tivesse vencido a eleição, o próprio Bolsonaro pretendia ir ao Catar acompanhar os jogos do mundial. Desse modo, era provável que Eduardo integrasse a comitiva oficial.

A Câmara dos Deputados informou que o parlamentar viajou em caráter pessoal e comunicou, no dia 23 de novembro, que ficaria fora do país entre os dias aquele data e 5 de dezembro. O primeiro jogo do Brasil na Copa, contra a Sérvia, aconteceu no dia 24 de novembro. Eduardo não retornou aos contatos da coluna.

Quem também causou mal-estar com viagem ao Qatar foi o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Aliados dizem que o presidente também ficou irritado e cobram o fato de o PT ter vencido no Piauí, base eleitoral do ministro.

Interlocutores de Bolsonaro também relataram que esperavam a presença de Nogueira na audiência pública no Senado na quarta-feira que discutiu a fiscalização das inserções de propagandas políticas eleitorais. Procurado pela coluna, o ministro não retornou.