Topo

Kennedy Alencar

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lula corrige rota e executa estratégia de atacar Bolsonaro na economia

Colunista do UOL

10/05/2022 14h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na viagem a Minas Gerais, o ex-presidente Lula executa o ajuste da estratégia de comunicação de sua campanha, a exemplo do que sinalizou no lançamento da pré-candidatura: atacar Jair Bolsonaro prioritariamente na economia, evitando cair em temas que o atual presidente quer pautar no debate público, como a fake news sobre urna eletrônica.

A principal linha da campanha petista é centrar fogo na economia, a maior vulnerabilidade de Bolsonaro perante o grosso do eleitorado, sobre os mais segmentos mais pobres.

A segunda linha é tornar a atual eleição um plebiscito entre democracia e autoritarismo. Esse tema tem mais apelo perante os setores mais ricos e mais escolarizados, sobretudo aqueles segmentos que se afastaram do PT com o impacto da Lava Jato na política em geral e no partido em particular.

No lançamento da chapa Lula-Alckmin, no sábado, em evento em São Paulo, o ex-presidente leu um discurso, evitando improvisos que poderiam resultar em munição para Bolsonaro nas redes sociais.

No debate público, leva vantagem quem consegue ditar a agenda em discussão. Logo, debater ataques ao STF, confiabilidade da urna eletrônica e temas sobre costumes acaba por permitir a Bolsonaro navegar com mais desenvoltura pela sua estratégia de fake news. O atual presidente repete a estratégia de usar a mentira como arma política para fugir dos problemas de seu governo.

Na viagem a Minas, Lula disse: "A gente não vai pensar pequeno, a gente tem que olhar e falar: Bolsonaro, seus dias estão contados. Não adianta desconfiar de urna. O que você tem na verdade é medo de perder as eleições e ser preso depois". Para os auxiliares de Lula, essas palavras têm de ser o mantra das eleições ao lado das propostas econômicas.

"Nunca foi tão fácil escolher", frase com a qual Lula encerrou seu discurso no sábado, é o retrato da linha de campanha para conquistar eleitores mais conservadores e refratários ao PT, mas também um segmento progressista que hoje está, sobretudo, com Ciro Gomes (PDT).

A correção de rota de Lula foi tema do "Radar das Eleições", podcast do UOL sobre a atual campanha.