Apesar de Nunes Marques, STF deve punir com rigor golpistas de 8/1
O voto do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes pela condenação de Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu a ser julgado pela invasão e depredação de prédios dos Três Poderes durante os atos golpistas de 8 de janeiro, marca um dia histórico. A afirmação é do colunista do UOL Kennedy Alencar durante participação no Análise da Notícia desta quarta-feira (13).
O colunista ressaltou a importância dessa posição contra quem quer acabar com a democracia, com o STF e contra quem pede intervenção militar. Moraes fixou a pena em 17 anos de prisão, sendo 15 anos e seis meses em regime fechado e um ano e seis meses em regime aberto. O ministro também fixou o pagamento de 100 dias-multa, cada um no valor de um terço do salário mínimo. A estimativa é que o valor chegue a cerca de R$ 44 mil.
É uma resposta importante para a sociedade brasileira em defesa da democracia. Tem um sentido amplo, é uma defesa da democracia e uma resposta concreta contra o golpismo.
Apesar de Nunes Marques. Kennedy Alencar acredita que o STF deve punir com rigor os golpistas do 8 de janeiro, mesmo que o voto do ministro Nunes Marques tenha sido por absolvição com relação a tentativa de golpe de estado. O ministro afirmou não ter observado risco de golpe e que os poderes continuaram funcionando.
Como vem André Mendonça? "André Mendonça vai ser difícil não acompanhar o Nunes Marques. Tem gente achando que ele vai acompanhar 100%. Mas Mendonça sabe que vai ficar um bom tempo no STF, o que leva a alguns no Supremo a acharem que ele pode divergir um pouco, ficar mais para o lado do Nunes Marques e não encampar todo rigor do Alexandre de Moraes."
Nunes Marques sinaliza de maneira positiva a Bolsonaro. O voto do Nunes Marques já funciona como um compromisso com Bolsonaro, uma sinalização de "estou contigo". Nunes Marques foi indicado por Bolsonaro, é dos ministros, junto com André Mendonça, que acompanha as teses do bolsonarismo.
Na minha opinião, uma das piores heranças que Bolsonaro deixou para o Brasil foi a indicação de dois ministros que vão ficar cerca de 25 anos na Suprema Corte, podem moldar e influenciar decisões importantes. Ao meu ver são pessoas que estão aquém da posição que estão ocupando.
Já o voto de Moraes? O voto do Alexandre de Moraes é uma sinalização ruim para o Bolsonaro e deve haver maioria no Supremo para dar uma apertada no ex-presidente. O aperto em Bolsonaro vai depender da continuidade das investigações.
Vem aí uma delação de Mauro Cid. Se ele acrescenta elementos para o roteiro do golpe, ele vai complicar ainda mais a situação do ex-presidente.
O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.