Conteúdo publicado há 1 mês
Kennedy Alencar

Kennedy Alencar

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Motta luta por MDB, se descola de Cunha e carrega Lira na eleição na Câmara

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) decidiu lutar pelo MDB e se descolar de Eduardo Cunha para focar na disputa pela presidência da Câmara, afirmou o colunista Kennedy Alencar no Análise da Notícia desta quarta (11).

Acontece o seguinte, tem um racha dentro do centrão. O PT foi de patinho feio para cisne branco, ou seja, está sendo cortejado. Enfim, há uma busca de apoio do PT tanto pela aliança feita pelo Kassab do União Brasil com o PSD, quanto pelo Lira e os aliados dele em torno do Hugo Motta. E aí dentro do centrão tem o MDB.

O Hugo Motta resolveu ir atrás do MDB porque se ele tira o MDB dessa união, se ele impede que o MDB faça essa união com o PSD e com o União Brasil, ele se mostra mais atraente para obter o apoio do PT. Então, assim, aquele controle total do processo que o Lira tinha, ele perdeu. Tem um racha no centrão, ele foi obrigado a abandonar o candidato dele, que é o Elmar Nascimento e, para perder por pouco, foi de Hugo Motta.

Segundo Kennedy, Hugo Motta consegue transitar com mais facilidade entre as forças políticas do que Arthur Lira.

O Hugo Mota hoje virou um personagem mais amplo que o Lira dentro dessa articulação. Porque se o MDB decidir caminhar com o Hugo Motta, não será pelas boas relações do Arthur Lira, por exemplo, com o Renan Calheiros, com o Renan Filho, o Helder Barbalho, com o Jader Barbalho, figuras importantes do MDB. O Hugo Motta, se ele consegue atrair o MDB e fechar a aliança com o MDB, o PT vai pensar duas vezes antes de embarcar numa aventura do Kassab porque está escaldado com o que aconteceu em eleições passadas.

Então, um exemplo do que eu estava falando, de que o Motta hoje é mais amplo do que o Lira, porque se ele levar o MDB, não vai ser por esforço do Lira. O Lira tem dificuldades com figuras do MDB. Esse processo não está mais na mão dele como já teve. É importante a gente entender isso. Ele é um ator importante, sem dúvida é. Ele ainda tem cinco meses de caneta e ele tem um estilo de faca no pescoço, um estilo mais duro.

O Lira agora está precisando pegar uma carona no Hugo Motta. Claro que o Hugo Motta precisa dele, mas o Hugo Motta é um candidato mais leve, mais fácil de transitar entre as forças políticas do que o próprio Lira. Inclusive mais fácil de transitar perante o Lula. E também porque o capital político do Lira está diminuindo. À medida que o tempo passa, a caneta vai esvaziando, vai ficando com menos tinta.

Kennedy destaca ainda que deputado Hugo Motta ressaltou ao presidente Lula que Eduardo Cunha e Arthur Lira não irão pautar a gestão dele como presidente da Câmara.

O Lula perguntou ao Hugo Motta sobre a relação dele com o Eduardo Cunha. O Hugo Motta falou: 'Sou amigo do Eduardo Cunha, tive boa relação com ele, mas ele não vai pautar a minha gestão como presidente da Câmara'. O Lula também perguntou: E com o Lira, como é que vai ser?. 'Ótima relação e tudo, mas também não vai pautar, tenho um outro estilo'.

Continua após a publicidade

O Hugo Motta e o MDB estão com uma análise que a economia está melhorando, que o Lula hoje é o candidato favorito mais forte, que o Lula deverá ser candidato à reeleição, que interessa colar no Lula e fazer uma aliança com o Lula. Então, nesse momentom você tem uma reação do Hugo Motta tentando trazer o MDB para esse bloco com PL, com PT, com Republicanos, pra finalmente vir o PT que seria o fiel da balança para você liquidar essa fatura acima dos 257 votos. Você tem que ter 257 votos para vencer a eleição para a presidência da Câmara.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes