Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lula irá a Araraquara ver 'conselheiro' do PT, cotado para presidir legenda

O presidente Lula (PT) desembarca nesta sexta-feira (24) em Araraquara, interior paulista, para uma agenda institucional: assinar o serviço de obras do plano de macrodrenagem e reurbanização, que conta com verba estadual e federal. Mas além do compromisso público, o presidente vai se reunir com o prefeito Edinho Silva, que carrega o status de conselheiro do governo federal.

Quadro antigo do PT, Edinho conta com a confiança de Lula e tem boa relação com Janja. Ele foi um dos coordenadores da campanha presidencial de 2022 e é considerado uma espécie de "coringa" que poderia ser puxado para compor na Esplanada dos Ministérios.

Além disso, há quem hoje classifique Edinho como um dos poucos auxiliares de Lula que falam francamente com o presidente, ou seja, ele tem espaço para críticas, inclusive.

Seu nome é ventilado por uma ala do partido que gostaria de ver a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) sair de maneira definitiva do comando de Paulo Pimenta, que assumiu o Ministério para a Reconstrução do RS.

Aliados de Pimenta dizem que ele fica na vaga pelos próximos meses e retorna a Brasília antes da eleição de outubro, o que tornaria inviável a perspectiva de colocar Edinho no posto de maneira definitiva. Por isso, também rechaçam o outro nome ventilado para a vaga, o do marqueteiro Sidônio Pereira.

Edinho foi ministro da Secom na derrocada do governo Dilma, entre março de 2015 e o impeachment, em maio de 2016. O retorno para Brasília, pelo menos por enquanto, é descartado por Edinho, que tem dito a aliados que quer concluir o seu mandato na prefeitura de Araraquara e lutar para assumir o comando do partido.

Missão é 'salvar o PT'

Integrantes da cúpula do PT dizem que está praticamente pacificado o acordo para que Edinho assuma a presidência do partido no ano que vem. A eleição ainda não tem data marcada, mas a expectativa é que seja no primeiro trimestre.

A missão de Edinho na nova posição seria a de preparar o partido para o pleito de 2026. A correligionários, Edinho tem dito que é preciso evitar que o partido se desidrate ainda mais, já que nos últimos anos o PT vem perdendo força.

Continua após a publicidade

A atual presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, não pode concorrer novamente e é cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República no lugar de Márcio Macedo, em uma eventual reforma ministerial que está sendo cogitada para depois da eleição de outubro.

A pasta de Macedo tem sido criticada por não estar conseguindo mobilizar as bases do eleitorado petista, em especial sindicatos e MST. Mas uma reforma ministerial ficaria apenas para depois de outubro para evitar dispersão de energia e até conflitos em arranjos partidários antes da eleição municipal.

Memória do 8 de janeiro

Era em Araraquara que Lula estava no dia 8 de janeiro de 2023 quando as sedes dos três Poderes foram invadidas por bolsonaristas.
Ao lado de Janja, Edinho foi uma das figuras que ajudaram o presidente Lula a definir a reação aos ataques.

Foi pelo celular de Edinho que Lula viu um vídeo da invasão ocorrida minutos antes no Congresso Nacional.

Apoio de Janja?

Mesmo administrando uma cidade que fica a 800 km do Palácio do Planalto e também distante do Rio Grande do Sul, que vive uma catástrofe climática que já matou 163 pessoas e atinge mais de 2,3 milhões de pessoas, Edinho integrou a comitiva de ação humanitária organizada por Janja no começo de maio.

Continua após a publicidade

Janja e Edinho mantêm uma boa relação e há a expectativa de que a primeira-dama acompanhe Lula na viagem a Araraquara nesta sexta.

Além de estarem juntos no 8 de janeiro e agora no Sul, o prefeito acompanhou Lula e Janja na visita do presidente francês, Emmanuel Macron, à Amazônia. Auxiliares do presidente dizem que a primeira-dama demonstra respeito pelo conselheiro de Lula e que sinalizaria apoio para que ele assuma algum ministério no futuro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.