Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

PL escala Nikolas para conquistar Rio e Angra, estratégicos para Bolsonaro

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, preparou uma espécie de "dobradinha" entre as campanhas de Belo Horizonte e Angra dos Reis. O líder partidário também programa uma agenda de viagens para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher, e para o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que atuarão como cabos eleitorais para alguns nomes do partido.

Nikolas desembarca em Angra dos Reis nesta sexta (9) para cumprir agendas com o pré-candidato à prefeitura da legenda, o empresário Renato Araújo. Deputado mais votado do país em 2022, Nikolas também deve acompanhar o correligionário Alexandre Ramagem na campanha pela Prefeitura do Rio, mas o evento ainda não está fechado.

Em novembro, quando Bolsonaro lançou o nome de Ramagem para a prefeitura, Nikolas disse que faria "campanha de graça" para o colega. Michelle Bolsonaro enviou um vídeo que foi transmitido na convenção que oficializou sua candidatura, em julho. Carlos Bolsonaro é um dos coordenadores da campanha.

Angra é prioridade para Bolsonaro

A Prefeitura de Angra dos Reis é uma das prioridades de Jair Bolsonaro nesta eleição. O ex-presidente tem uma casa no município e seus filhos têm influência na região.

Bolsonaro não queria que o atual prefeito Fernando Jordão (MDB) lançasse Ferreti (MDB) como candidato à sua sucessão, disse uma fonte à coluna. O empresário Renato Araújo é amigo pessoal de Flávio Bolsonaro e a família aposta que ele tem chances de virar a disputa.

Pesquisas internas do PL indicam que metade do eleitorado não conhece o empresário e não sabe que ele é o nome da família Bolsonaro para concorrer ao cargo, segundo uma fonte. Outra pessoa ligada ao grupo diz que as pesquisas do PL apontam Araújo com cerca de 20% das intenções de votos para a prefeitura.

Belo Horizonte é 'alvo' de Bolsonaro

Em Belo Horizonte, o PL lançou o deputado federal Bruno Engler e a família Bolsonaro já entrou nos preparativos de sua campanha. O ex-presidente Jair Bolsonaro gravou vídeo em que o chama de "futuro prefeito de BH"; seu filho Carlos fez uma postagem em rede social criticando o governador Romeu Zema (Novo) por se unir ao ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) em torno da candidatura do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), adversário de Engler.

Continua após a publicidade

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta semana indica Engler com quase 30% das intenções de votos.

Assim como Michelle, Jair Bolsonaro deve viajar a algumas cidades para pedir votos aos candidatos apoiados pela família.

A campanha começa oficialmente em 16 de agosto. A propaganda no horário eleitoral gratuito vai de 30 de agosto a 3 de outubro, e o primeiro turno está marcado para 6 de outubro.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Versão anterior do texto informava que Renato Araújo tem chances de ir ao segundo turno em Angra dos Reis. A cidade não tem segundo turno por ter menos de 200 mil habitantes. A informação foi corrigida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.