Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dino apoia Moraes e fala em 'convicção do cumprimento do dever legal'

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu a atuação do colega Alexandre de Moraes frente ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O magistrado começou seu discurso durante evento na manhã desta quarta-feira (14) dizendo que os procedimentos realizados por Moraes nos inquéritos que apuram ataques contra a democracia seguiram o rito legal.

Esta foi a primeira declaração pública de apoio ao ministro após reportagem da Folha de S.Paulo publicada no fim da tarde de ontem. O jornal teve acesso a mensagens que revelariam o uso do TSE fora do rito para investigar bolsonaristas no STF.

"Sei que Vossa Excelência caminha totalmente em paz com sua consciência. E caminhe com essa convicção de que os procedimentos feitos foram estritos no cumprimento do dever legal e, por isso mesmo, obviamente isso perecerá tal qual as espumas das ondas que se chocam contra a praia. Então, minha solidariedade, meu aplauso e meu beijo de sempre", disse Dino. Moraes está no palco ao lado do colega.

Vazamento de mensagens

Reportagem da Folha descreveu mensagens de celular que apontam que Moraes usou TSE fora do rito para investigar bolsonaristas no Supremo. Ele teria ordenado por mensagens e de forma não oficial a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões suas contra bolsonaristas no inquérito das fake news no STF durante e após as eleições de 2022.

O gabinete do Ministro Alexandre de Moraes enviou nota à imprensa esclarecendo "que, no curso das investigações do Inq 4781 (Fake News) e do Inq 4878 (milícias digitais), nos termos regimentais, diversas determinações, requisições e solicitações foram feitas a inúmeros órgãos, inclusive ao Tribunal Superior Eleitoral, que, no exercício do poder de polícia, tem competência para a realização de relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativa de golpe de Estado e atentado à democracia e às instituições".

Após o vazamento das mensagens, parlamentares da oposição negociam um pedido de impeachment de Moraes.

No entanto, aliados e integrantes do governo saíram em sua defesa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes