Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasília deve continuar a amanhecer com fumaça nos próximos dias

Brasília vai continuar a amanhecer parcialmente coberta por fumaça nos próximos dias, segundo as autoridades que trabalham no combate ao fogo no Distrito Federal.

A névoa que se espalhou pela capital do país nos últimos dias, carregando resíduos da fumaça de queimadas, costuma se intensificar à noite e no início da manhã por causa da baixa na temperatura. O fenômeno ocorre pela pressão exercida pelo ar frio, que "segura" a massa de ar de um determinado local.

Ao longo do dia, a temperatura sobe, e a fumaça se dissipa. Como ainda há dezenas de incêndios espalhados pela região, os moradores devem se preparam para conviver com a névoa por mais alguns dias.

"A tendência é, pela manhã, sentir um pouco essa impressão de névoa local", disse o tenente-coronel Rangel, do Corpo de Bombeiros do DF. "A fumaça, que deveria subir, não sobe. Só com o aumento da temperatura."

Parque Nacional pega fogo desde domingo

O incêndio que começou por volta de 11h de domingo no Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, já foi controlado, mas não extinto.

Pelas características geográficas de Brasília, a fumaça do parque se espalha em direção ao lago Paranoá. Essa névoa chega até a Praça dos Três Poderes.

Até o momento, a estimativa de área atingida do parque é de 2 mil hectares, segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação).

Há três frentes de combate ao fogo, com mais de 450 profissionais distritais, estaduais e federais.

Continua após a publicidade

No fim da tarde desta terça-feira (17), o DF registrava 61 focos de incêndio ativos, segundo o Corpo de Bombeiros.

A quantidade de profissionais e equipamentos envolvidos no combate ao fogo aumentou de maneira significativa ao longo das horas. Na noite de domingo, 52 bombeiros trabalhavam no local, com 7 viaturas; na noite de segunda, o efetivo era de 400; na terça, a corporação informa que há 640 bombeiros e 67 viaturas envolvidos na operação, que é ininterrupta.

Os agentes estão resfriando pontos ainda aquecidos para evitar risco de reignição.

"Incêndio sob controle, os trabalhos se concentram principalmente às margens do córrego Bananal, onde existem locais com fogo subterrâneo (Mata de Galeria), com produção de muita fumaça, porém não há chamas visíveis. Os militares farão o revezamento nos trabalhos durante a noite", informou corporação em nota.

Fogo causado por ação humana

As causas do incêndio estão sendo apuradas, mas o fogo começou por ação humana, diz João Paulo Morita, coordenador de manejo integrado do fogo ICMBio.

Continua após a publicidade

"A única maneira de ser provocado pela natureza é por raio, o que não aconteceu. Foi ação humana, mesmo que não tenha sido intencional ou criminosa."

A Polícia Federal abriu dois inquéritos para apurar as causas de incêndios no parque e também na Floresta Nacional de Brasília, que queimou por cerca de dez dias.

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que três suspeitos pelos incêndios no parque já foram identificados e o caso foi enviado à Justiça do DF.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes