Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Prévia do programa de governo de Lula parece discurso de miss

Colunista do UOL

06/06/2022 19h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na edição desta segunda-feira (06) da Live UOL, falei sobre as diretrizes para a elaboração do plano de governo da chapa Lula-Alckmin, encaminhadas aos partidos aliados pela coordenação da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O programa —que mais é uma espécie de "não programa"— tem 90 parágrafos de muitas intenções e propostas populistas, que define os governos petistas como inovadores no combate à corrupção, reforça o papel do Estado na economia, enaltece o Bolsa Família e propõe a revogação do teto de gastos e da reforma trabalhista. Também fala de "direitos sexuais e reprodutivos" sem esclarecer se é aborto e volta a falar da "democratização" da imprensa.

Na conversa com Felipe Moura Brasil, destaquei que as diretrizes, elaboradas sob a coordenação do ex-ministro Aloizio Mercadante, não têm muitos elementos concretos e se assemelham mais a um discurso de miss, que promete a paz mundial. As propostas apresentadas são declarações ideológicas genéricas, mas difíceis de ser aceitas pelos outros partidos. Talvez não tenham consenso nem mesmo dentro do próprio Partido dos Trabalhadores.

Além do plano de governo Lula, nesta edição da Live UOL falamos sobre a afirmação do presidente Bolsonaro de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, continuará no cargo em caso de reeleição. Comentamos também sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD), que perdeu a paciência e discutiu com um jornalista, ao ser questionado sobre as dívidas que tem como empresário. Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.