Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Brasil vê noção de certo e errado corroída por exceções

Colunista do UOL

03/06/2022 19h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na edição desta sexta-feira (3) da Live UOL, comentei a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kássio Nunes Marques, que derrubou as cassações dos parlamentares bolsonaristas Fernando Francischini (União Brasil-PR) e Valdevan Noventa (PL-SE). Francischini havia sido punido por desinformação sobre urnas eletrônicas; Valdevan por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018.

A decisão de Nunes Marques mostra que a tensão entre Executivo e Judiciário no pais ainda não foi resolvida e que os dois Poderes seguem em uma relação não pacificada, se ocupando de parlamentares problemáticos. Um cenário que mostra que vivemos um momento em que a noção de certo e errado está sendo corroída pela criação incessante de exceções. Em um Brasil onde não existem mais regras, tudo é exceção.

Além da decisão de Nunes Marques, nesta edição da Live UOL, falamos sobre a auditoria do TCU que revelou que o presidente Jair Bolsonaro gastou R$ 21 milhões em seus cartões corporativos; das críticas de Lula à família de Bolsonaro e da decisão judicial que cancelou um show de Gusttavo Lima com cachê de R$ 704 mil na Festa da Banana de Teolândia, cidade baiana que sofreu com enchentes em dezembro passado. Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.