Lira confirma alteração de regimento para punir deputado brigão
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, apresentou nesta terça-feira (11) um projeto de resolução que altera o regimento e pune os parlamentares que se envolvem em confusões. A disposição de Lira de mudar as regras da Câmara foi antecipada pela coluna na semana passada.
Pela resolução, deputados que infringirem o código de ética podem ter seu mandato suspenso ou serem excluídos do trabalho em comissões. A decisão caberá à mesa diretora da Câmara, que poderá adotar uma medida cautelar. Posteriormente, a medida vai ser avaliada pelo Conselho de Ética.
"Não podemos mais continuar assistindo aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa e que desvirtuam o ambiente parlamentar, comprometem o seu caráter democrático e - principalmente - aviltam a imagem do Parlamento na sociedade brasileira", escreveu Lira nas redes sociais.
Na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para Lira para conversar sobre as brigas que vem ocorrendo na Câmara, conforme revelou a coluna. A conversa foi amistosa e ocorreu depois que a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) passou mal durante um bate-boca entre os colegas. Em outra comissão, os deputados André Janones (Avante-MG) e Nikolas Ferreira (PL-MG) chegaram às vias de fato.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.