Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mãe de Viih Tube perde processo no qual exigia R$ 40 mil de Felipe Neto

Felipe Neto - Reprodução/Instagram
Felipe Neto Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

13/04/2022 11h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou o pedido de indenização feito por Viviane Mara Felício, mãe da youtuber e ex-BBB Viih Tube, contra o influenciador digital Felipe Neto.

Viviane exigia uma indenização de R$ 40 mil por danos morais, assim como uma retratação pública. Em 2016, quando Viih Tube ainda era menor de idade, Neto afirmou nas redes sociais que os pais dela a exploravam, visando somente o lucro.

"É o pai que olha pra criança e fala: 'eu vou ganhar dinheiro com meu filho, não importa o que meu filho faça, mais importante é o dinheiro que eu vou ganhar com isso'...", afirmou Felipe Neto. "Ali rola um problema sério familiar, um problema sério, qualquer um vê, é perceptível. Os pais da Viih Tube pensam sumariamente em grana".

A defesa da mãe de Viih Tube disse à Justiça que as declarações feitas por Felipe Neto eram "ultrajantes".

"Felipe Neto é artista famoso, com milhões e milhões de fãs e seguidores. Não deveria gastar seu precioso tempo fazendo ameaças, injúrias, difamações e insinuações", afirmou no processo.

O TJ-SP não aceitou a argumentação e confirmou a decisão de primeira instância em favor de Felipe Neto

A desembargadora Maria Lopez Gil, reatora do processo, afirmou que os comentários feitos pelo influenciador digital foram realizados após um "infeliz episódio" no qual Viih Tube protagonizou um vídeo cuspindo na boca do seu animal de estimação.

De acordo com a magistrada, episódios controversos como esse geram, "previsivelmente" comentários negativos e positivos. "Embora lamentável o linguajar utilizado, as críticas feitas por Felipe Neto não estão descontextualizadas, mas detidas a realizar ferrenha crítica à educação recebida pela filha da autora", disse a desembargadora na decisão, citando a repulsa ao ato de cuspir dentro da boca do animal.

Viviane Felício ainda pode recorrer da decisão.

Na defesa apresentada à Justiça, Felipe Neto disse que apenas fez "manifestações críticas", exercendo sua liberdade de expressão, sem fazer ofensas aos pais da youtuber. Disse que Viih Tube se envolveu em episódios polêmicos e que somente questionou a orientação que ela recebia de seus pais.