Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Golpista tira dinheiro de clientes com Instagram fake do Terraço Itália

Terraço Itália - Divulgação
Terraço Itália Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

04/04/2023 15h03Atualizada em 04/04/2023 19h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O nome do restaurante Terraço Itália, famoso pela vista panorâmica da cidade de São Paulo, tem sido usado por golpistas para ludibriar clientes.

Inaugurado em 1967, o Terraço Itália ocupa o 41º e o 42º andares do icônico Edifício Itália, um dos mais famosos pontos turísticos de São Paulo, na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís.

De acordo com um processo aberto na Justiça paulista, um golpista criou uma página fake do restaurante no Instagram, que direciona os clientes para um WhatsApp de número 11-96435-4181.

O analista G.M.R., de 23 anos, foi uma das vítimas. Em dezembro do ano passado, após acessar o perfil, ele enviou uma mensagem para o número indicado a fim de fazer uma reserva. Morador do interior paulista, pretendia levar a namorada ao restaurante para pedir sua mão em casamento.

Segundo ele disse à Justiça, recebeu como resposta uma oferta de pacotes exclusivos para casais, com valores que seriam convertidos em consumação mínima. Ele optou pelo "pacote prata" e fez uma transferência de R$ 999,99, em nome de uma pessoa física, que está sendo investigada pela polícia.

Ele só desconfiou ter sido vítima de um golpe ao tentar cancelar a reserva por conta de problemas na agenda da namorada. O falso atendente disse que não era possível realizar o estorno e tentou aplicar um novo golpe, dizendo que só poderia devolver o valor se fosse feito o pagamento de uma taxa.

G.M.R., então, voltou ao Instagram, e só então percebeu que estava na verdade conversando com um golpista. Ele procurou a polícia.

A juíza Thais Peluzo determinou o bloqueio da conta bancária informada pelo golpista, mas disse na decisão desconfiar de que não haverá mais dinheiro algum.

"Houve falta de cautela do autor [do processo]: o e-mail utilizado pelo golpista é notoriamente falso (terracoterracoitalia@gmail.com) e dificilmente uma reserva em um restaurante renomado exigiria depósitos em conta corrente de pessoa física", afirmou a juíza na decisão.

Procurado pela coluna, Alberto Cestrone, diretor do Terraço Itália, afirmou por meio de uma nota que o restaurante tem feito alertas sobre os golpes.

"Temos feito alertas constantes em nosso Instagram acerca desses golpes e até criamos um álbum no feed orientando a bloquearem essas pessoas que se passam por nós. Mesmo com mais de 300 mil seguidores, o Instagram não nos cede o selo de verificação, apesar de diversas tentativas. Lamentamos muito pelas pessoas que estão sendo prejudicadas, e continuaremos a monitorar e alertar, denunciando as páginas fakes".