Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Opinião

Arthur Lira reclama de posses secretas só para ganhar presidência da Caixa

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reclamou das posses secretas dos ministros André Fufuca (Esporte) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), feitas pelo presidente Lula (PT) em cerimônia fechada hoje no Palácio do Planalto, porque quer ganhar a presidência da Caixa Econômica Federal. A afirmação foi feita pelo colunista do UOL Tales Faria durante participação no Análise da Notícia desta quarta-feira (13).

Cerimônia a portas fechadas. A cerimonia aconteceu a portas fechadas no gabinete do presidente Lula no Palácio do Planalto. Os dois deputados que tomaram posse são do Centrão, apesar de o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, dizer que não é do Centrão. Mas o fato é que os dois viraram ministros por indicação e pressão de Arthur Lira, que é o chefão do Centrão.

Lira fez vazar sua insatisfação e já partiu com ameaças. Arrumou um jeito de prorrogar por mais uma semana a CPI do MST para criar burburinho no Congresso. Aí você pergunta: 'mas ele está tão irritado assim pelo fato de a cerimônia ter sido reservada?'. Metade é irritação, metade é cena. Ele quer pressionar por mais cargos. O pedido da vez é a presidência da Caixa Econômica Federal.

Lula queria esconder que concedeu espaço. Lira saiu da reunião demonstrando insatisfação porque Lula praticamente escondeu a nomeação. Lira sentiu que o presidente queria esconder que estava concedendo um grande espaço no governo aos dois deputados e, portanto, a Arthur Lira.

Centrão quer sempre mais. O Centrão sempre teve essa característica de querer sempre mais e mais. O Fernando Henrique Cardoso e o Lula, nos dois primeiros governos, conseguiram administrar a fome do Centrão, mantendo poder em suas mãos. O Bolsonaro entregou totalmente o controle politico do governo ao Arthur Lira e ao presidente do PP, que é o maior partido do Centrão, o senador Ciro Nogueira (PI). O Lira não está nada feliz com o fato de Lula tentar mantê-lo como aliado, mas esvaziando seu poder.

Daí porque o presidente demorou tanto para dar posse aos ministros e agora fez essa cerimônia envergonhada como quem diz: 'tudo bem, são ministros, mas eu ainda comando aqui.'

Sonho com a Caixa de porteira fechada. O Arthur Lira e o Centrão sonham com porteira fechada, ou seja, nomear todas as diretorias da Caixa. E quer mais, nomear Margarete Coelho, do PP, para o comando da Caixa, ou o Gilberto Occhi, esses são os dois mais cotados. São crias do Ciro Nogueira, aquele que assumiu a Casa Civil no governo Bolsonaro.

Humilhar Lula. Mais do que um cargo poderoso, seria uma forma de impor humilhação ao presidente Lula. Esta é a nova batalha do Lula com o Centrão de Arthur Lira. Vai aceitar entregar tudo o que o Lira quer, ou vai conseguir dobrar o comandante do Centrão?

Eu acho que o Lula é jeitoso, ele vai dobrar. Mas não vai deixar de dar uma boa parte ao Arthur Lira porque ele tem que administrar o Lira até o final do ano.

Continua após a publicidade

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes