Conteúdo publicado há 2 meses
Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Opinião

Brasil teme nova base militar dos EUA por causa do conflito na Guiana

Após a Venezuela aprovar em referendo a anexação de cerca de 70% do território da Guiana, e o risco de um conflito ser iminente, o colunista do UOL Tales Faria afirmou, durante o programa Análise da Notícia, que o governo brasileiro teme uma possível ação dos Estados Unidos.

O Brasil teme uma nova base militar dos Estados Unidos por causa do conflito na Guiana. Tales Faria

Tales afirmou que militares brasileiros veem o risco de os Estados Unidos aproveitarem o conflito para instalarem uma base militar na Guiana. Esse tipo de instalação nos arredores da Venezuela, inclusive, não seria uma novidade.

A política americana, desde que se instalou a República Bolivariana com Hugo Chávez e Nicolás Maduro na Venezuela, é cercar o país de bases militares. A informação do Ministério da Defesa do Brasil é de que os Estados Unidos já têm umas 20 bases em torno da Venezuela, sendo 10 delas na Colômbia prontas ou em instalação, e outras na Guiana Francesa, no Suriname e na América Central. Tales Faria

O Brasil não acreditava na possibilidade de um conflito armado por causa dos interesses econômicos venezuelanos após os Estados Unidos suspenderem as sanções contra o petróleo do país, mas após o próprio presidente da Guiana admitir a possibilidade de instalar bases estrangeiras para se proteger, o Brasil passou a trabalhar com a hipótese do conflito e duplicou suas tropas na região. O temor do Brasil, nesse caso, é pela Amazônia.

Os militares brasileiros sempre tiveram muito temor dessa instalação de bases militares em torno do Brasil pelos Estados Unidos. Até a questão indígena assusta os militares em termos estratégicos porque eles acham que, em Roraima e no Amapá, se criam territórios indígenas que podem ultrapassar a fronteira e podem vir a se tornar novos países. Há esse temor entre alguns militares mais linha-dura, que acham que os Estados Unidos podem se aproveitar disso, sempre de olho na nossa Amazônia. A cada nova base militar, eles acham que há um cerco dos Estados Unidos na região, e essa é mais uma possibilidade. Tales Faria

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 18h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes