TixaNews

TixaNews

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Por que a Câmara esconde o que faz com nosso dindim?

Esta é a newsletter TixaNews. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São dezenas de opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.

*************

O que será que Arthur Lira e um monte de deputados federais estão fazendo com bilhões de reais do nosso rico dinheirinho que a gente não pode saber, hein, BRASEW??????? Você já se perguntou? Eu perguntei, o Breno Pires, da revista piauí, perguntou, o Supremo perguntou, e eles seguem fingindo naturalidade, escondendo segredos e agora botando a culpa no Dino DaSsilvaSsauro (sempre tem o culpado da vez, nunca são eles que escondem o que estão fazendo).

Já sentiu que a treta é grande, né? Então vem saber o que está acontecendo neste BRASEW com essa lagartixa que estreia hoje sua nova newsletter no UOL. Todo dia será um flash, digo, um resumo da política desse jeitinho aí: provocador, cheio de graça, cheio de personagens e com a missão de tentar te ajudar a entender esses políticos (se é que a gente mesmo vai entender)!!!!!

Você já deve ter notado, mas o assunto principal do #éNoiteDaCidade de hoje é sobre o Orçamento Secreto. (Mas vai ter Lula de chapéu Panamá, Xandão trabalhado nas fakes, Brega Netto na prisão, Mourão de pijamão, digo, só filosofando sobre golpe). A primeira coisa que é preciso saber é que o Orçamento Secreto não é sobre o Dino (ou sobre o Supremo), é sobre o nosso Arthurzito da Câmara frigorífica.

A câmara frigorífica

Como muita gente nova está lendo a Tixa pela primeira vez, preciso explicar por que Câmara frigorífica. Desde que Lira assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, o governo de plantão vai parar na geladeira se não liberar uma emendinha. Se libera o dinheiro, os deputados votam. (Sabe quando o Arthurzito de repente vota uma questão rapidinho, com maioria absoluta de votos, sem nem mesmo ter apresentado direito o texto de um projeto?) Se não libera, Arthurzito dá um jeito de segurar o projeto, a lei, a medida provisória, whatever.

Sei que nesse minuto, não importa se você é bolsonarista ou petista, sabe muito bem que a geladeira vale para todo mundo. Começou com Bolsonaro, Lula prometeu acabar com tudo isso na campanha, mas segue vendo seus projetos irem para o freezer se não liberar o dindim. Está aí o pacote fiscal que não me deixa mentir.

ParaOsPerdidos: E aqui vou emplacar o primeiro Para os Perdidos da noite. Emenda parlamentar é o nome dado para uma espécie de puxadinho que os deputados e senadores colocam no orçamento do governo federal. É um dinheiro que eles têm direito por lei, e o governo é obrigado a liberar. Esse dinheiro é usado para fazer uma ponte, construir um hospital, comprar um trator. No fim das contas, é um tremendo cabo eleitoral.

Continua após a publicidade

Quero meu bilhão

Seria tudo legal, não tivessem os parlamentares criado novas modalidades de emendas em que simplesmente não dizem quem é o deputado ou senador que está enviando dinheiro, para onde está enviando o dinheiro ou em algumas modalidades de emendas, sequer dizem no que o dinheiro vai ser usado. Sim, o seu, o meu, o nosso dinheiro. (Tixa, quero esses bilhões!!!)

Essa farra ficou conhecida no governo Bolsonaro como "Orçamento Secreto" das chamadas emendas de relator (era o puxadinho da época e era secreto porque ninguém sabia que deputado tinha enviado o dinheiro, só que o relator é quem distribuía o dindim). O Supremo mandou acabar com esse segredo todo.

Os parlamentares foram lá e criaram as "Emendas Pix" (em que o prefeito que recebe o dinheiro não precisa informar no que vai usar. Sim, esse absurdo acontece). E criaram também as emendas de comissão. O Supremo mandou acabar (através da decisão que ficou famosa, do supremo Flávio Dino).

O novo Scandal

E agora o repórter Breno Pires da revista piauí revela que existem as emendas dos líderes. Um scandal. Dezessete líderes da Câmara - incluindo o líder do governo, diga-se de passagem, e o próximo presidente da Câmara, o Hugo Motta e o Centrão todo - se uniram para assinar um documento que libera mais de 5 mil emendas, bilhões de dinheiros reais, sem que a gente saiba (mais uma vez) quem está mandando dinheiro para quem.

Continua após a publicidade

Sim, eles assinaram um documento único, para liberar todo o dinheiro, fingindo que estão sendo transparentes sobre quem está assinando o documento, mas no fim a gente não sabe que emendas e que partidos e que deputados estão mandando dinheiro para que cidade. (Driblando mais uma vez a decisão suprema.)

E por que eles querem esconder?

Muitos podem ser os motivos, darling. Estamos falando de 58 bilhões de reais em emendas. É dinheiro para dedéu. Vamos a algumas hipóteses:

  1. Se for secreto, ninguém fica sabendo dentro do Congresso quem está sendo o parlamentar mais favorecido. Diversas reportagens já mostraram que Arthurzito, por exemplo, é um campeão de emendas. (Davi, o Alcolumbre, que quer voltar para a presidência do Senado também é um desses campeões).

  2. Se for secreto, fica mais difícil apurar se o dinheiro está sendo desviado em contratos com fornecedores que vão fazer as obras.

  3. Se for secreto, ninguém fica sabendo que uma estrada está sendo construída com dinheiro público apenas para beneficiar a fazenda de apenas um deputado e não da população.

E por aí vai.

Na semana passada, por exemplo, a Polícia Federal deflagrou uma operação com suspeita de mais de R$1 bi em desvios de emendas enviadas para a Bahia.

Continua após a publicidade

E tem Xandão na estreia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal Imagem: Gustavo Moreno/STF

Não poderíamos deixar o supremo Xandão de fora desta primeira news no UOL, e ele colaborou. Xandão decidiu hoje que vai prorrogar por mais 180 dias o inquérito das fakes. Aquele inquérito que ele criou no governo Bolsonaro, há cinco anos, e já mandou soltar e prender Deus e o mundo com base nessas investigações que ele mesmo manda fazer, seja sobre golpe, seja sobre ataques aos supremos, seja por atos antidemocráticos. Não sei não, Xandão, mas parece que não é mais segredo para ninguém que o inquérito já está virando permanente.

O Panamá

Lula e seu chapéu
Lula e seu chapéu Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

E o Lula botou um chapéu Panamá e foi para a casa. O Sírio-Libanês disse que está tudo bem com o presidente, mas que não pode viajar de avião, então tem que ficar em São Paulo. Aí, ele resolveu dar uma entrevista para a Sonia Bridi do Fantástico e foi pego no contrapé. Ele disse que queria que o Brega, digo, Braga Netto tivesse o devido processo legal e a chance de se defender, coisa que ele não teve. A Sônia Bridi disse que ele teve sim direito de defesa, que se defendeu em todos os processos e que só foi preso porque na época o Supremo entendia que podia ter prisão depois de condenação em segunda instância. Aff!!!

Continua após a publicidade

Mas a dor de cabeça mesmo vai vir com o dólar batendo recorde de novo e o pacote fiscal nas mãos de Lira.

Bregnights

Agentes conduzem o general Braga Netto após prisão feita pela PF na região central do RJ
Agentes conduzem o general Braga Netto após prisão feita pela PF na região central do RJ Imagem: Pedro Kirilos/Estadão Conteúdo

E o Brega Netto segue preso, segue sendo o primeiro general quatro estrelas preso e agora vai depor para a polícia.

Por falar em estrelas, o seu Braga está tendo um atendimento cinco estrelas no comando militar onde está preso. Detido no quarto utilizado pelo chefe do Estado-Maior, com ar-condicionado, geladeira, TV, etc. Se rolar uma internê por aí, lê a Tixa no UOL, Brega.

Já o general Mourão resolveu se manifestar sobre o acontecido:

Continua após a publicidade

Uma conspiração bem tabajara, conversas de WhatsApp. Em tese, houve reuniões, mas não levaram a nenhuma ação. Na linguagem militar, nós definimos como 'ações táticas' tudo aquilo que há movimento. Não houve nada disso. Houve pensamento, não passou disso.General Hamilton Mourão

E é isso BRASEW, vou lá cuidar do meu Orçamento Secreto que está tão secreto que não encontro em lugar nenhum. Se alguém achar, me manda aí.

Continuem aqui, conheçam nosso site, mandem sinal de fumaça, entrem no grupo do zap, sigam a gente nas redes sociais pelo @tixanews.

TixaNews, sem o rabo preso (porque como uma boa lagartixa, a gente corta o rabo e nasce outro).

PósPost: Aqui a gente é do contra e discute futebol também. O Ronaldo Fenômeno diz que vai ser candidato!!!!!!!! Mas da CBF, darling. Agora isso daí é com o povo dos Esportes.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.