Valmir Salaro

Valmir Salaro

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Justiça reduz pena de Brennand em caso de estupro de norte-americana

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, na última quarta-feira (4), a condenação do empresário Thiago Brennand pelo crime de estupro com ameaça e violência, tanto física quanto psicológica, a uma mulher norte-americana. O caso aconteceu no município de Porto Feliz, interior de São Paulo.

A decisão da 11ª Câmara de Direito Criminal foi unânime. Os desembargadores, no entanto, diminuíram a pena de 10 anos e 6 meses de prisão para 8 anos e 9 meses e retiraram a imposição do valor mínimo de R$ 50 mil para reparação de danos morais à vítima.

Thiago havia sido condenado por este caso em outubro do ano passado. A vítima contou à Justiça que, após o estupro, teve um sangramento que deixou o lençol manchado. Brennand teria avisado que não queria que sujasse a roupa de cama.

Brennand já está preso na Penitenciária 2, de Tremembé, por ter sido condenado em mais duas ações criminais. Ele está em regime fechado desde abril de 2023, mas foi transferido em junho deste ano do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, em São Paulo, para o interior paulista.

Ele foi indiciado em ao menos nove processos criminais em São Paulo e na Comarca de Porto Feliz. Entre os crimes dos quais é acusado estão estupro, ameaça e lesão corporal.

Os advogados da vítima, Marcio Janjacomo e João Vinícius Manssur, comentaram que "o caso está sob segredo de Justiça", mas afirmaram que a decisão foi acertada, face "à gravidade dos fatos".

Em nota enviada ao UOL, o advogado Roberto Podval, que defende Brennand, afirmou que "embora tenha sido uma vitória, tanto na redução da pena quanto na exclusão da indenização, a decisão está longe do justo". "Estamos diante de um enorme equívoco judiciário. Não tenho dúvida que será corrigido pelo poder judiciário."

Podcast

Mais de 6.000 páginas de documentos e 10 horas de áudios inéditos, com detalhes dos crimes dos quais o empresário Thiago Brennand é acusado, dão base ao podcast "Brennand", lançado em dezembro de 2023 pelo UOL Prime.

Continua após a publicidade

A série revela detalhes do modus operandi do milionário.

Entre o material obtido com exclusividade há uma gravação em que Brennand assume o crime de estupro contra K., uma produtora brasileira radicada nos Estados Unidos, com quem manteve um relacionamento.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes