Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lua de mel em Dubai? Notícia falsa usa novo casamento do ex-presidente Lula

Lula e a namorada, a socióloga Rosângela da Silva - Arte UOL sobre fotografia de Leo Caldas/Folhapress
Lula e a namorada, a socióloga Rosângela da Silva Imagem: Arte UOL sobre fotografia de Leo Caldas/Folhapress

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/11/2019 04h01

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está namorando e vai se casar, conforme ele mesmo anunciou ainda na prisão. Você pode ter visto no grupo da família no WhatsApp que ele desejaria passar a lua de mel com a namorada, a socióloga Rosângela da Silva, nos Emirados Árabes. Segundo o texto, o petista já teria feito o pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal).

"O processo foi distribuído para ministro [Ricardo] Lewandowski que já acenou que concorda", revela o texto. "Esse país é um circo dos horrores."

É fake news: Lula não pediu ao STF para ir a Dubai

A informação não é verdadeira. O ex-presidente não solicitou à Justiça para viajar ao exterior e nem precisaria, pois não há medida que o impeça de sair do país.

Ao UOL Confere, a assessoria do STF informou que não há nenhum processo do tipo no sistema. A reportagem também não encontrou nenhum pedido de viagem a Dubai ou qualquer outro país entre os processos ativos e encerrados em que o ex-presidente é parte na Suprema Corte.

A assessoria de comunicação de Lula classificou a corrente como "fake news" e negou a informação.

Não foi informado quais os planos de Lula em relação ao casamento com Janja, como é conhecida a socióloga, anunciado por ele mesmo no dia em que saiu da prisão, no início de novembro.

Ex-presidente não precisa de autorização do STF

O boato já parte de uma premissa errada: Lula não pediu ao STF para sair do país porque ele não precisa fazer isso.

Quando foi preso, em abril de 2018, o ex-presidente não teve seu passaporte apreendido e, ao ser solto, não houve qualquer proibição de que ele deixasse o Brasil.

"Ele só precisaria se houvesse uma medida cautelar que impedisse a saída, se tivessem recolhido seu passaporte etc. — o que não me parece o caso. Assim, ele não precisa de autorização da Justiça para sair do país", afirma o advogado Leonardo Pantaleão, especialista em direito penal.

Um empecilho é que, seu passaporte e outros itens pessoais foram furtados do carro de um assessor em Curitiba, logo após sua ida à prisão.

Não foi informado ao UOL Confere se o presidente já tirou um novo documento e se tem qualquer plano de viagem ao exterior.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.