Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


RJ: Após vídeo em que afirma 'votaram por mim', eleitora conseguiu votar

05.out.2022 - Houve erro humano na identificação de duas eleitoras, mas as duas conseguiram votar - Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp
05.out.2022 - Houve erro humano na identificação de duas eleitoras, mas as duas conseguiram votar Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

05/10/2022 13h55Atualizada em 05/10/2022 17h09

Em um vídeo que circulou no WhatsApp no dia da eleição, 2 de outubro, uma mulher diz que votaram por ela na seção eleitoral 85, no Colégio Pedro II de Realengo, zona oeste do Rio. Na verdade, a eleitora conseguiu votar após a gravação.

A mulher e outra eleitora foram habilitadas para o voto uma no lugar da outra por erro de um mesário. As duas votaram.

No vídeo de poucos segundos, a mulher, que não teve a identidade revelada, diz que "Todo mundo sabe do meu engajamento político e tudo mais, infelizmente estou aqui no Colégio Pedro II e votaram por mim".

De acordo com o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), a 233ª Zona Eleitoral, em Realengo, informou que duas eleitoras da seção 85 foram identificadas e habilitadas para o voto equivocadamente no lugar da outra pelo mesário, mas as duas conseguiram votar. O fato foi registrado em ata da seção eleitoral.

Leia outras checagens sobre o dia da eleição:

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.