Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Por erro de mesário, eleitor não votou e se recusou a assinar termo no RJ

10.out.2022 - O homem do vídeo não conseguiu votar porque o mesário digitou o título de eleitor dele no momento de voto outra pessoa por engano - Arte/UOL sobre Reprodução Facebook
10.out.2022 - O homem do vídeo não conseguiu votar porque o mesário digitou o título de eleitor dele no momento de voto outra pessoa por engano Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo

10/10/2022 16h01

O erro de um mesário gerou confusão com um eleitor da cidade de Queimados, na Baixada Fluminense (RJ) no dia da eleição, 2 de outubro. Em vídeo que circula nas redes sociais, o homem diz: "quando eu vim votar, falaram que eu já tinha votado". De acordo com o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), o mesário havia digitado o título dele no momento do voto de outra pessoa, de nome localizado no campo imediatamente abaixo no caderno de votação. O vídeo sobre o caso circula acompanhado de mensagens que sugerem fraude eleitoral, o que não é verdade.

A alegação: "Eu sou brasileiro. Quero dar meu voto para o meu candidato. Aconteceu que quando eu vim votar, falaram que eu já tinha votado. Não tá assinado nada, não. Quando foi digitar meu título lá, falaram que eu já tinha votado. Falaram que eu já tinha votado e me deram um papel".

Erro humano. O caso aconteceu no Centro Educacional Manuel Pereira. De acordo com a 138ª Zona Eleitoral, de Queimados, o mesário digitou por engano o título do eleitor do vídeo, localizado no campo imediatamente abaixo, no momento de votação de outra pessoa. Tanto o eleitor prejudicado como quem votou no seu lugar ainda não tinham cadastro biométrico registrado na urna. Ainda segundo o TRE-RJ, a ocorrência foi registrada na ata da seção eleitoral, e o eleitor que aparece no vídeo foi orientado a fazer o registro em uma delegacia. O homem do vídeo não votou e se recusou a assinar a declaração de comparecimento sem voto.

Segundo a Justiça Eleitoral, em casos de erros como esse, em que o voto da pessoa já foi habilitado na urna eletrônica, o procedimento padrão é a entrega da declaração de comparecimento sem voto.

Leia outras checagens sobre o dia da eleição:

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.