Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lula não decretou o fim dos aplicativos de entrega

14.abr.2023 - É falso que Lula decretou fim dos aplicativos de entrega - Arte/UOL Confere sobre Reprodução
14.abr.2023 - É falso que Lula decretou fim dos aplicativos de entrega Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução

Maurício Businari

Colaboração para o UOL

14/04/2023 13h10

Lula (PT) não decretou o fim dos aplicativos de entrega, como afirmam falsamente publicações compartilhadas nas redes sociais.

Não há qualquer referência a medidas sancionadas pelo atual governo sobre esse tema no Diário Oficial da União.

O que dizem as postagens?

"Lula decreta fim dos aplicativos de entrega", diz a legenda de um dos posts. "Não temos a quem recorrer, várias pessoas ficará (sic) sem trabalho".

As mais de 80 publicações replicadas no Kwai desde o fim de março replicam um mesmo conteúdo, com um trecho do programa Pingo nos Is, da Jovem Pan, em que o apresentador lê uma declaração do presidente na CSA (Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas) criticando os aplicativos de entrega.

Por que as postagens são falsas?

Não há decreto publicado no DOU. A reportagem do UOL Confere fez uma busca no Diário Oficial da União (aqui) e não encontrou qualquer referência a medidas sancionadas pelo atual governo sobre o tema.

Lula não cita fim dos apps no vídeo. O programa da Jovem Pan em 1° de março (aqui) abordou apenas a declaração do petista sobre o assunto. O presidente não fala em acabar com o serviço.

O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O que disse o presidente?

"O trabalho informal ganha dimensão maior do que o trabalho formal, e as empresas de aplicativo exploram os trabalhadores como jamais, em outro momento da história, os trabalhadores foram explorados. E cabe outra vez aos dirigentes sindicais encontrar uma saída que permita com que a classe trabalhadora do mundo inteiro possa reconquistar o seu espaço, não apenas na sua relação com seus empregadores, mas nas conquistas da seguridade social que os trabalhadores estão perdendo em muitos países do mundo".

O UOL Confere já checou conteúdo semelhante em outubro de 2022 (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.