Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que ex-ministro do GSI citou Dirceu como mentor do 8/1

26.abri.2023 - Gonçalves Dias não citou Dirceu durante depoimento à PF - Reprodução/Facebook
26.abri.2023 - Gonçalves Dias não citou Dirceu durante depoimento à PF Imagem: Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

26/04/2023 17h22Atualizada em 26/04/2023 17h22

É falsa a informação que circula pelo WhatsApp e redes sociais de que o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Gonçalves Dias tenha citado José Dirceu como mentor dos atos golpistas do dia 8 de janeiro.

O que diz o post:

"URGENTE!!!! Em depoimento hj em Brasília na PF, ex-ministro Gonçalves Dias ex GSI, delatou a dois delegados da Polícia Federal, que o grande mentor de 8 de janeiro a invasão a sede dos três poderes, foi Zé Dirceu, ele que planejou em conjunto com os demais petistas, que falará o nome deles e as filmagens das reuniões para produzir os atos terroristas foram todos traçados e planejados por JOSÉ DIRCEU, e com aval total do Presidente Lula, que não vai arcar sozinho com a culpa e que ser o primeiro a depor na CPMI".

O texto é acompanhado de um print do artigo "A casa caiu: foi o próprio governo Lula que armou a baderna do 8 de janeiro", publicado pelo jornalista J.R Guzzo na Gazeta do Povo.

Por que é falso:

Texto não faz menção a José Dirceu. No artigo, o jornalista J.R Guzzo afirma, sem provas, que o governo Lula planejou o 8/1, mas não menciona o ex-ministro petista (aqui).

Documento da PF obtido pelo UOL (aqui) não indica que Gonçalves Dias tenha citado José Dirceu durante o depoimento no último dia 21 (aqui e aqui).

Este conteúdo também foi checado por Lupa, Aos Fatos e Boatos.org.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.