Post usa vídeo de 2022 como se fosse de agressão a Moraes na Itália

Uma publicação no Facebook usa um vídeo que mostra agressões verbais ao ministro do STF Alexandre de Moraes em Nova York em novembro de 2022 como se fosse da agressão que o ministro sofreu recentemente na Itália.

O que diz o post

A publicação no Instagram mostra um vídeo em que populares xingam o ministro do STF Alexandre de Moraes de "vagabundo", "ladrão" e "juiz de m****" e dizem que ele "está roubando o Brasi", enquanto ele entra em um carro conduzido por seguranças;

"Alexandre de Moraes é hostilizado na Itália, pergunta de um milhão! Porque (sic) será?", diz um texto sobreposto à publicação.

Por que é distorcido

O vídeo usado na publicação enganosa é de novembro de 2022. Na ocasião, Moraes foi hostilizado por brasileiros em Nova York quando saía de um restaurante (veja aqui e aqui).

O ministro também foi hostilizado por brasileiros na última sexta-feira (14) no aeroporto de Roma, na Itália (aqui), mas até o momento não foi divulgado o vídeo das agressões. Em representação enviada à PF, o ministro disse que foi chamado de "bandido", "comunista" e "comprado" (aqui).

Fotos identificaram os agressores, que são investigados pela Polícia Federal (aqui). A PF solicitou que o aeroporto de Roma preserve as imagens das agressões (leia aqui). Ao UOL News, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que a Itália deve colaborar com as investigações, mas que ainda não há prazo para o envio das filmagens (veja aqui).

O UOL Confereconsidera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes