É falso que MC Marcinho aguardou 3 anos por coração na fila de transplante

MC Marcinho não morreu, no último sábado (26), após aguardar durante três anos e meio por um coração e ser retirado da fila de transplante, como afirma publicação no Instagram. O músico entrou na fila em 11 de julho.

O que diz o post

A publicação relaciona o transplante de coração do apresentador Faustão, realizado no último domingo (27), com a suposta espera por anos de MC Marcinho. "Vale lembrar que, MC MARCINHO esperou por um órgão três anos e meio e faleceu ontem por ter sido retirado da fila de espera".

O post traz um print da notícia sobre a operação de Fausto Silva, publicada no site da CNN Brasil.

Por que é falso

A Rede D'Or São Luiz, responsável pela unidade no Rio de Janeiro onde Mc Marcinho estava internado, informou ao UOL Confere que o músico entrou na fila de espera por um coração em 11 de julho deste ano. Ele foi retirado da fila em 22 de agosto porque "apresentou infecção respiratória e complicações clínicas que tornavam o transplante impossível de ser realizado naquele momento".

Daniela Salomão, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes, explicou ao UOL, em reportagem publicada na terça-feira (29), que determinados quadros de saúde podem impedir a realização do procedimento (aqui).

"Se ele não está em condição adequada, geralmente a equipe vai tirar o paciente da lista, tratá-lo, fazer com que ele melhore clinicamente, para que depois ele volte à lista de transplante", explicou a coordenadora.

Faustão não "furou" fila. Desde que o apresentador recebeu o transplante de coração, informações falsas ou distorcidas sobre o caso circulam na internet. Na segunda-feira (28), o UOL Confere mostrou que é falsa a afirmação de que Fausto Silva furou a fila de espera (aqui).

Não há indícios de que Faustão, internado no dia 5 de agosto, tenha furado a fila de transplante de coração. O Ministério da Saúde explicou que o apresentador foi operado porque se adequava aos quesitos de prioridade para ser transplantado "em razão de seu estado muito grave".

Continua após a publicidade

Menos de um mês. O tempo que Faustão aguardou para receber o novo coração não é incomum. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostra que pouco mais de um quarto dos transplantes de coração realizados no Brasil desde o início do ano ocorreu com menos de um mês de espera após entrada do paciente na fila (aqui).

Viralização. A publicação falsa no Instagram, compartilhada no domingo (27), registra 13.540 curtidas e 4.168 comentários.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes