É antigo vídeo em que Maduro é apedrejado por manifestantes na Venezuela

É antigo um vídeo em que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é apedrejado por manifestantes enquanto estava a bordo de um jeep militar, ao contrário do que sugerem mensagens compartilhadas pelas redes sociais e WhatsApp. O caso aconteceu em 2017.

O que dizem os posts

O vídeo compartilhado nas redes sociais e no Whatsapp mostra uma foto de Maduro supostamente com o olho machucado e enfaixado. Também há gotas de sangue na cabeça.

A primeira imagem mostra manifestantes atirando objetos em direção a um veículo. Depois, outra imagem aérea mostra Maduro rodeado por uma multidão enquanto tenta se proteger do ataque. Uma reportagem noticia o ocorrido.

"MADURO É APEDREJADO NA VENEZUELA NO DESFILE VEJA. 06/09/2023", diz um texto inserido no vídeo compartilhado no TikTok e Kwai. "Agora entendi porque o lu... [seria uma referência ao presidente Lula] está investindo forte no pão com mortadela, vai que essa moda pega aqui no Brasil", diz outro texto da postagem.

Um post no Twitter com o mesmo vídeo tem a seguinte descrição: "Maduro apedrejado na Venezuela. O povo começou a atacar o demônio".

"Maduro Apedrejado em Desfile na Venezuela - Fim Da esquerda Na Venezuela... O povo venezuelano começou a atacar o demônio....", diz a mensagem que circula pelo Whatsapp.

Por que é distorcido

As imagens do presidente venezuelano sendo atacado por manifestantes são reais, mas mostram um incidente ocorrido em abril de 2017. Populares lançaram ovos e pedras contra o carro que transportava Maduro em meio à multidão (aqui, aqui e aqui).

Maduro partia a bordo de um jeep militar do aeroporto de San Félix, no Estado de Bolívar, ao final de uma cerimônia transmitida em rede nacional de TV, quando as imagens mostraram sua segurança tentando evitar que o presidente fosse atingido por uma chuva de objetos.

Continua após a publicidade

Apesar do ataque, não há registro de que o presidente venezuelano tenha ficado ferido como mostra a primeira imagem do vídeo compartilhado. A qualidade da foto também sugere se tratar de uma montagem.

Viralização. Uma publicação com o vídeo distorcido no Twitter registra 109,8 mil visualizações, 6,994 curtidas e 1,795 repostagens. Já a postagem no TikTok tem 228,6 mil visualizações, 16,5 mil curtidas e 3,383 comentários. O post compartilhado no Kwai registra 38,9 mil visualizações, 3,9 mil curtidas e 1,5 mil comentários.

Todas as publicações distorcidas foram compartilhadas ontem (5).

Este conteúdo também foi checado por Boatos.org

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Continua após a publicidade
Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.