Magazine Luiza não está fazendo promoção por processo da Samsung

São falsas as publicações no Facebook que anunciam uma suposta promoção e venda de estoque da rede Magazine Luiza por processo judicial ou quebra de contrato com a Samsung.

Um dos vídeos utiliza a imagem da dona da rede, Luiza Helena Trajano, e outro do dono da Havan, Luciano Hang. Ambos são manipulados.

O que diz o post

Dois vídeos falsos anunciam promoções na Magazine Luiza. Um deles usa a imagem de Luiza Helena Trajano em que ela diz que a rede Magalu sofreu "a maior queda de vendas na Black Friday em 66 anos" e que "por causa de uma quebra contratual com a Samsung, a loja teria que vender todos os produtos em estoque em até 48h para arcar com o processo". O vídeo é compartilhado com a seguinte legenda: "Em vídeo, empresária do varejo admite fracasso na Black Friday e busca vender eletrônicos abaixo de R$200 para recuperar prejuízo". A publicação direciona a um link que imita a URL da Magazine Luiza.

Outra versão usa a imagem do dono da rede Havan, Luciano Hang, em que ele diz que "a Magazine Luiza vai fechar as portas ano que vem" e afirma que "eles tomaram um processo judicial da Samsung e agora fizeram uma promoção para vender tudo barato. Vão fazer essa queima de estoque". A publicação direciona a um link que imita a URL da CNN Brasil.

Por que é falso

A rede Magazine Luiza disse que se trata de manipulação feita por Inteligência Artifical e negou a quebra de contrato de fornecimento com a Samsung, em resposta ao UOL Confere. No Instagram, a rede varejista também fez um pronunciamento alertando para golpes.

O Magalu informa que os vídeos que vêm circulando nas redes sociais e citam um suposto rompimento de contrato de fornecimento com a Samsung, são falsos, fruto de manipulação de imagens e sons a partir de inteligência artificial. As empresas seguem com sua parceria sólida de vários anos e os produtos da marca continuam a ser vendidos nas lojas físicas, no app e no site do Magalu, de acordo com as atuais políticas comerciais da companhia. O intuito de conteúdos falsos como esses é alastrar notícias falsas e beneficiar golpistas que indicam links próprios para vendas, prejudicando, sobretudo, o consumidor. Magazine Luiza

A Havan também publicou uma nota alertando para golpes.

Continua após a publicidade

Também é possível verificar que nos dois vídeos, os movimentos labiais de Luiza Helena Trajano e a de Luciano Hang estão fora de sincronia com a voz, o que indica uma manipulação do vídeo. A voz atribuída a Luciano Hang também é diferente da voz real do empresário.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes