Banco do Brasil não processou Mion por falar de plataforma; site é falso
O Banco do Brasil não está processando o apresentador Marcos Mion, da TV Globo, como sugerem publicações em sites falsos e redes sociais.
Ao UOL, tanto o banco quanto a assessoria de imprensa do apresentador negaram que haja um processo em curso.
O que diz o post
"A entrevista que levou à prisão", diz a legenda da postagem, que mostra o apresentador Marcos Mion, da TV Globo, sendo conduzido por policiais.
No link, o título da matéria, que possui o layout do Valor Econômico e assinatura de um jornalista da Bloomberg, diz: "O Banco do Brasil processa Marcos Mion pelo que disse ao vivo na TV". A imagem principal mostra o apresentador no programa The Noite com Danilo Gentili
O texto conta que o "escândalo" teria ocorrido durante um programa ao vivo e que Mion revelou "acidentalmente" seu segredo no programa. A matéria ainda afirma que conseguiu uma cópia das gravações do programa que os bancos "temem".
A falsa reportagem afirma que Mion disse que ganhou dinheiro investindo em uma plataforma e que ele teria ensinado Gentili a fazer o mesmo. "Acabei de registrar com seu telefone. Esta plataforma é uma solução 100% perfeita para quem quer enriquecer rapidamente. Ela se baseia numa inteligência artificial com auto-aprendizagem que negoceia criptomoeda sozinha. Você não precisa fazer nada. Ou seja, você não precisa entender como os criptomoedas funcionam. Este programa determina a hora perfeita para comprar e vender ativos e conclui as transações sozinho", diz o texto.
O texto observa que Gentili teria dito que ganhou "R$ 257.25 de lucro líquido" em 20 minutos e diz que o programa é "incrível".
Após isso, a falsa reportagem afirma que Gentili teria dito que o programa recebeu uma ligação do Banco do Brasil. "Desculpe, acabámos de receber uma ligação urgente do Banco do Brasil. Exigiram que interrompêssemos esta transmissão agora mesmo..."
Por que é falso
Imagem de Marcos Mion sendo conduzido por policiais é montagem. Por meio da busca reversa do Google (aqui), é possível verificar que a imagem original é de abril de 2018 e se trata do padre Ahmet Arslaner (aqui), que foi detido na Turquia por matar seu bebê de 5 meses.
Apresentador não deu dica de como "enriquecer rapidamente". No programa exibido em 12 de setembro de 2018 (aqui), Mion não comentou com Danilo Gentili como investir e receber retorno rápido.
Banco do Brasil nega que esteja processando o apresentador. "A informação não procede. O Banco do Brasil não propôs ação judicial relativa ao caso que você relata", disse a assessoria de imprensa do banco, em nota ao UOL Confere.
Assessoria de imprensa do apresentador classificou a desinformação como "uma criação criminosa", em nota ao UOL Confere. "Esse conteúdo é uma absurda deturpação, uma completa mentira, uma criação criminosa. Mion esteve no programa do Danilo Gentili uma única vez, em 2018, e em nenhum momento da entrevista foi mencionado tal assunto".
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário