Elon Musk não tirou foto com bandeira do Brasil; imagem foi feita por IA
O empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), não postou uma foto segurando a bandeira do Brasil ao lado de um foguete, ao contrário do que mostra uma imagem que circula nas redes sociais.
A imagem foi feita por inteligência artificial, segundo perícia consultada pelo UOL Confere e ferramentas especializadas.
O que diz o post
"Nossa Bandeira exposta por um Americano que a defende como se fosse um Brasileiro nato, hoje é o nosso Orgulho, Elon Musk", diz a legenda da postagem.
A postagem mostra uma foto de Musk na frente de um foguete segurando a bandeira do Brasil, com o seguinte texto sobreposto ao vídeo: "Eu vou lutar pelo Brasil".
Por que é falso
Foto foi gerada por inteligência artificial. O UOL Confere enviou a imagem para o perito Wesley Eduardo Berto Maria, da OAS Perícias Forenses. Ele explicou que é possível detectar que a imagem de Elon Musk segurando a bandeira do Brasil foi feita por inteligência artificial. "O conteúdo da imagem apresentada para análise pericial não pode ser atribuído como verdadeiro, considerando que os padrões irregulares, irreais e inconsistências detectadas, sustenta tecnicamente que a imagem apresentada de Elon Musk segurança a bandeira do Brasil foi criada através do uso de inteligência artificial".
Ele explicou diversos pontos que comprovam que a imagem é falsa. Confira:
1 - Postura de Musk: A posição da figura do dono do X sugere que a inteligência artificial se baseou em imagens onde ele está sentado, disse o perito. Considerando a apresentação da imagem da bandeira, seria possível visualizar seus membros inferiores, o que não ocorre na imagem em questão.
2 - Disposição dos dedos: A disposição dos dedos ao segurar a bandeira não é condizente com a realidade, com o polegar sendo maior que o indicador.
3 - Sombras: As sombras presentes na imagem exibem padrões inconsistentes com a iluminação natural. Esses padrões sugerem a necessidade de múltiplas fontes de luz para sua produção, o que não foi adequadamente coordenado pela inteligência artificial.
Ferramenta que detecta imagem feita por inteligência artificial também indica que foto é falsa. O UOL Confere também submeteu a imagem ao site "Content at Scale" (aqui), que detectou que há 79% de chance da foto ser feita por inteligência artificial.
Bandeira com escrita errada. Outro elemento que indica que há algo de estranho na imagem são os erros na bandeira. É possível ver que está escrito "Oleem" o lugar de "Ordem", e a palavra "Progresso" está escrita com letras sobrepostas. Veja:
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberEmpresário não publicou foto nas redes sociais. A reportagem tentou localizar a imagem através de busca reversa, mas não a localizou. Ao buscar a foto no perfil do próprio Musk no X, também não encontrou nenhum registro dele segurando a bandeira do Brasil (aqui).
Viralização: Um post na rede social Threads com a imagem tinha, até esta quinta-feira (18), mais de 15 mil curtidas.
O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica (aqui) e Lupa (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.